PERGUNTAS E RESPOSTAS: O QUE SÃO AS CLASSES MULTISSERIADAS?

Perguntas e Respostas: O que são as classes multisseriadas? - João Bittar
Perguntas e Respostas: O que são as classes multisseriadas? – João Bittar

Lucas Rodrigues

As classes multisseriadas são uma forma de organização de ensino na qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental simultaneamente, tendo de atender a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes.

Bastante presentes na zona rural do País, as classes multisseriadas estão presentes em áreas de difícil acesso, já que algumas escolas têm um número pequeno de matrículas e a mudança para outras escolas nem sempre é possível, por conta da distância.
O que são as classes multisseriadas?
As classes multisseriadas são salas com alunos de diferentes idades e níveis educacionais nas quais estão cerca de 60% dos estudantes do campo. Segundo o Censo Escolar 2009, existem 96,6 mil turmas do Ensino Fundamental nessa situação em todo o País.

A baixa densidade populacional na zona rural, a carência de professores e as dificuldades de locomoção são alguns dos fatores que motivaram a criação das classes multisseriadas. Além desses fatores, existem poucos docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental com nível superior.

Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes que lecionam em classes multisseriadas?
As classes multisseriadas trazem uma nova dificuldade para a atividade docente: como trabalhar em uma sala extremamente heterogênea contemplando todos os alunos, independente do nível de conhecimento de cada um.

Nesse contexto, a maioria dos professores têm dificuldades de realizar atendimento individual aos estudantes e planejar as aulas de quatro séries iniciais do Ensino Fundamental para uma mesma turma. A falta de material didático e bibliotecas no ambiente rural também é um entrave rotineiro na realidade das classes multisseriadas.

Além disso, a questão da formação docente é outro ponto importante. Dados de 2010 do Ministério da Educação (MEC) mostram que metade dos professores que leciona no segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das escolas da zona rural do Brasil não tem a formação mínima exigida pela legislação. Isso significa que 49,9% deles não têm licenciatura, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Quando se observa a zona urbana, a taxa de docentes dessas etapas de ensino que não possuem a formação obrigatória é de 14%.

As classes multisseriadas são exclusividade do Brasil?
Não. Mesmo sendo vinculadas ao atraso educativo, as classes multisseriadas estão presentes nos Estados e no Canadá, além de países europeus. Essa é uma solução adotada por diferentes nações para permitir que a população de áreas rurais tenha acesso à Educação, uma vez que a baixa densidade demográfica nessas regiões e o consequente baixo número de alunos inviabiliza a criação de turmas voltadas ao atendimento de séries ou anos específicos.

Existe algum tipo de avaliação para as classes multisseriadas?
As turmas multisseriadas não participam da  Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O que é o programa Escola Ativa?
Escola Ativa é um programa do MEC que visa melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo.

Para participar, as escolas do campo que possuem classes multisseriadas nas séries iniciais do primeiro ao quinto ano devem apresentar condições mínimas de funcionamento e ter uma equipe técnica estadual e municipal para acompanhar a implementação do programa. Os municípios podem aderir ao programa por meio do Plano de Ação Articulada (PAR).

Onde consultar mais informações sobre o Escola Ativa?
O site do MEC possui mais informações sobre o programa:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=259:escola-ativa-apresentacao&catid=167:escola-ativa&Itemid=477.

Todos Pela Educação