Matrícula dos aprovados deverá ser feita até hoje nas federais

Mesmo com a greve de professores e servidores federais da Educação, ministro Mercadante (Educação) não vê necessidade de prorrogar o prazo

Os aprovados na primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) devem realizar a matrícula até hoje nas instituições federais de ensino superior. Mesmo diante da greve de professores e servidores federais da Educação, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou que não vê necessidade de prorrogar o prazo da matrícula. Haverá uma segunda chamada para o Sisu, cujo resultado será divulgado em 13 de julho, com matrículas nos dias 17 e 18. 

Em algumas instituições, os estudantes enfrentaram dificuldade para fazer a matrícula. De acordo com o MEC, entretanto, os problemas foram pontuais e já superados. Nesta edição, 642 mil candidatos se inscreveram no Sisu. Após o fim do prazo, será convocada a segunda chamada.

Os não aprovados nas duas primeiras chamadas terão nova chance, ao integrar a lista de espera do sistema. A adesão deve ser feita entre 13 e 19 de julho. A convocação dos candidatos dessa lista será feita pelas instituições a partir do dia 24 do mesmo mês.

Para este segundo semestre, a oferta é de 30.548 vagas em 56 instituições públicas de educação superior.

UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi uma das instituições que suspendeu o processo tradicional de matrícula do Sisu e decidiu fazê-las por meio de uma ferramenta eletrônica. Segundo a assessoria da universidade, a UFC disponibilizou 1,4 mil vagas de graduação.

Criado em 2009 pelo Ministério da Educação, o Sisu visa unificar a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior, em substituição ao vestibular. O processo ocorre duas vezes por ano, antes do início de cada semestre letivo. Para se candidatar às vagas do Sisu, o estudante precisa ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

As vagas são disputadas pelos estudantes a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Quem fez a prova de 2011 em outubro passado, pôde disputar tanto as vagas oferecidas no início do ano quanto às da edição atual, cujo resultado foi divulgado no dia 25 de junho.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

O Ministério da Educação e Culrura (MEC) afirma que os problemas foram pontuais e já superados. Nesta edição, 642 mil candidatos se inscreveram no Sisu. Após o fim do prazo, será convocada a segunda chamada

Saiba mais

Decisão judicial

A juíza da 8ª Vara Federal no Ceará, Elise Avesque Frota, negou pedido do Ministério Público Federal (MPF) para suspensão da matrícula nas universidades federais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre.

A suspensão tinha sido pedida pelo procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, alegando que havia suspeita que alunos já matriculados em universidades concorriam novamente no Sisu. A juíza entendeu que não houve ilegalidade no processo e que os fatos relatados pelo procurador não eram suficientes para suspensão do Sisu.

O Povo