Censo Escolar mostra forte crescimento em matrículas no período integral

Entre 2012 e 2013, aumento foi de 46,5%. desde 2010, o número de matrículas em educação integral no ensino fundamental cresceu 139%

O Censo de 2013 revela que, desde 2010, o número de matrículas em educação integral no ensino fundamental cresceu 139%, chegando a 3,1 milhões de estudantes. Os resultados foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (25).

Portal Brasil

Entre 2012 e 2013, o número de matrículas no ensino integral na rede pública cresceu 46,5%. Os números foram divulgados pelo presidente doInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares. Também participaram da coletiva o ministro da Educação, Henrique Paim e a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Yvelise Arcoverde.



Esforços e resultados

O aumento de alunos no ensino integral é atribuído à ampliação do Programa Mais Educação, criado pelo Ministério da Educação para incentivar as secretarias estaduais e municipais de educação, com a transferência de recursos federais, a oferecer a educação integral.

Segundo o ministro, a meta de ensino integral do Plano Nacional de Educação (PNE), de 25% dos alunos estarem no ensino integral, é factível de ser alcançada com a continuidade dos esforços.

“Sabemos o quanto a educação em tempo integral é importante para a melhoria da qualidade. Também sabemos que países desenvolvidos trabalham com esse tipo de educação. Temos um sistema de educação em tempo parcial e estamos fazendo um esforço para ampliar a rede, contratar mais professores e ampliar a jornada”, disse Paim.

Aumento de matrículas em creches

O Censo destaca ainda a evolução de matrículas em creche, que teve crescimento de 72,8%, passando de 1.579.581 para 2.730.119 no período entre 2007 e 2013. Entre 2012 e 2013, o aumento das matrículas em creche foi de 7,5%.

A pré-escola apresentou evolução de 2,2% na quantidade de matrículas entre as duas últimas edições do censo, chegando a 4.860.481 crianças matriculadas. “Temos uma contribuição muito importante também dos municípios no aumento das matrículas do ensino infantil”, destacou Paim.

Sobre o Censo

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. É realizado com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.

As informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, entre outros.

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Educação e Inep