Redes sociais: veja como professores podem utilizá-las nas aulas

Redes sociais: veja como professores podem utilizá-las nas aulas

Crédito: Shutterstock.com

Você é professor de idiomas e sente que as suas aulas pararam no tempo? Veja como usar as redes sociais para melhorar o aprendizado dos seus alunos

Colocar o conteúdo das aulas e até lições extras em blogs pode ser uma ótima maneira de manter os seus alunos interessados

Você se sente preso ao passado quando pensa nas suas aulas? A tecnologia mudounossas vidas de diversas formas e está cada vez mais presente nas escolas. Veja, a seguir, 9 formas diferentes de como professores podem usar as redes sociais para tornar as suas aulas mais interativas:

1 – Twitter

A maioria dos seus alunos deve ter um twitter, e uma ótima forma de usar a ferramenta é twittando frases sobre o conteúdo para testar os conhecimentos dos estudantes.

2 – Blogs

Colocar o conteúdo das aulas e até lições extras em blogs pode ser uma ótima maneira de manter os seus alunos interessados.

3 – Instagram

Você acha que imagens não podem ajudá-lo? Engano seu: divulgue o seu perfil do Instagram na sala de aula e poste todos os dias uma imagem sobre o conteúdo. Pode ser uma foto histórica, uma fórmula sobre como fazer algo ou qualquer coisa que você acredite que vá melhorar o aprendizado.

4 – Vimeo e Youtube

Encoraje os seus alunos a criarem vídeos e animações e coloca-los online por meio do Vimeo ou doYoutube. Ferramentas audiovisuais costumam ajudar muito o aprendizado dos estudantes.

5 – Slideshare

Coloque as apresentações de slides dos seus alunos no Slideshare. Lá, eles conseguirão ter alcance global e descobrir novos conteúdos.

6 – Google Drive

Com o Google Drive, os trabalhos em grupo podem ser feitos de uma forma muito mais simples. Nele é possível que várias pessoas editem um mesmo documento de diferentes computadores. Que tal pedir algo como, por exemplo, uma lista colaborativa com datas importantes de provas e entregas de trabalhos?

7 – Facebook

Crie um grupo para a sua sala no Facebook. Coloque lá arquivos, imagens, esteja aberto ao esclarecimento de dúvidas, etc. Muitos estudantes se sentem mais a vontade ao fazer perguntas online do que presencialmente.

8 – Sites de enquetes

Existem vários sites onde é possível criar enquetes sobre qualquer tema, como o Criar Enquete. Que tal criar uma sobre o conteúdo que você leciona?