Enem 2013: MEC libera cartão de inscrição nesta quinta-feira

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 poderão acessar, a partir das 15h desta quinta-feira, o cartão de confirmação da inscrição na avaliação federal pelo website: enem.inep.gov.br. Após informar seu número de inscrição e senha, os candidatos podem verificar os dados que constam do cartão, como nome, CPF e opção de língua estrangeira para a prova. Versões impressas do documento começaram a ser enviadas aos estudantes pelo correio no dia 1º primeiro de outubro: a previsão é que todos o recebam até o próximo dia 18.

 

A prova do Enem acontece nos dias 26 e 27, sempre às 13h (no horário de Brasília). Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lembrou que o horário de verão entra em vigor em boa parte do país uma semana antes da avaliação — o que requer atenção redobrada dos candidatos, pois não há tolerância com atrasos.

O ministro fez ainda um apelo para que os candidatos não repassem suas senhas de acesso ao sistema do Enem para terceiros. “Recentemente, dois namorados candidatos no Enem brigaram. O ex-namorado fez questão de ligar para o Inep para dizer que ela estava em outro estado, com o objetivo de prejudicá-la. Achamos estranho o questionamento e entramos em contato com ela: chamamos a Polícia Federal para tomar as providências”, disse o ministro.

Mercadante também lembrou que os aparelhos eletrônicos deverão ser desligados e colocados em um porta-objetos antes do início da prova. “Lembrem que ano passado retiramos 65 estudantes na hora da prova porque postaram fotos na rede social. Se for encontrado com equipamento eletrônico que não esta no porta-objetos, ele pode ser eliminado do exame pelo responsável”, disse.