Parceria vai dinamizar ensino de matemática em Sobral

A Prefeitura do município de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, firmou parceria com a Fundação Lemann para a implantação do Projeto Khan Academy na Escola, originário dos Estados Unidos. Com a iniciativa, os alunos terão três aulas de matemática por semana, através de videoaulas, no laboratório, por meio do uso de netbooks. A capacitação dos professores já foi feita e as aulas devem iniciar já neste mês.

Professores receberam capacitação para uso da tecnologia em sala de aula FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES

Diretores de escolas, professores de matemática, coordenadores pedagógicos e orientadores de planejamento participaram de dois dias de capacitação. O treinamento foi ministrado por uma equipe da Fundação Lemann, para o aprendizado no uso da ferramenta. Com o sistema, os professores poderão acompanhar, em tempo real, o percentual de acertos dos estudantes durante as aulas.

A capacitação teve a participação de 186 pessoas de 14 escolas da sede de Sobral. A Prefeitura está melhorando o sistema de informática dessas primeiras escolas, disponibilizando 10 megabytes (mb) de internet, para o maior aproveitamento possível das aulas nos laboratórios.

Expectativa

O currículo terá duas horas e meia de aulas com a plataforma, prevista para ser implantada, já neste mês, e outras duas horas e meia de aulas convencionais. A expectativa é beneficiar 7.572 estudantes matriculados nas faixas de 3º, 4º e 5º anos, nas escolas da sede e dos distritos.

Segundo o secretário de Educação de Sobral, Júlio César Alexandre Costa, esse será um meio de desmitificar o ensino de matemática, tornando a matéria mais atrativa para os alunos. “Eles assistirão três, das nove aulas semanais, nos laboratórios de informática”, explica ele.

Os vídeos já foram todos traduzidos e os professores poderão avaliar em tempo real a aprendizagem. “Com resultados instantâneos, haverá uma maior dinâmica no plano de aula e uma melhor observação das dificuldades de cada aluno em particular”, aponta ele.

Desde 2012, as escolas públicas brasileiras usam a plataforma de exercícios, similar à disponível na Khan Academy em inglês. Hoje, mais de 10 mil alunos de 3º, 4º e 5º anos dos estados de São Paulo, Paraná e Ceará participam do projeto norte-americano. O objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos em matemática e experimentar a metodologia em sala de aula, com a formação e a contribuição dos professores. Na ferramenta, cada aluno avança no seu próprio ritmo, assistindo aos vídeos e fazendo os exercícios correspondentes.

Já os professores monitoram a aprendizagem de cada estudante em tempo real. Isso permite um planejamento de aulas personalizado, considerando as dificuldades e as demandas individuais. Assim, os professores podem intervir com aqueles que apresentam mais dificuldade ou estimular quem já pode avançar para o próximo assunto.

Investimento

O prefeito Clodoveu Arruda (Veveu) já havia divulgado a parceria da Prefeitura de Sobral com a Fundação Lemann, no dia 15  de julho, quando falou dos investimentos na área da Educação no município.

“Essa parceria melhorará ainda mais os resultados da educação em Sobral. A ideia do Khan Academy surgiu nos Estados Unidos com os vídeos que um físico fez para ensinar seu primo pela internet. O projeto oferece uma ferramenta tecnológica com uma videoaula online. Enquanto eles estão assistindo os resultados vão sendo imediatamente computado para o professor acessar. Cada aluno vai avançando no aprendizado de acordo com seu próprio vídeo, com uma aprendizagem individual”.

Ele destacou a também a importância da educação em seu mandato. “Como vocês sabem, a educação é uma prioridade no meu governo. Os Centros de Educação Infantil (CEI) é uma forma de permitir que os pais dessas crianças possam trabalhar com a segurança de que seus filhos estão em um local seguro”. O prefeito falou também do andamento das obras de construção dos Centros de Educação Infantil (CEI), dos quais dois já estão em funcionamento; um está pronto e logo será inaugurado; dois estão quase prontos, no Domingos Olímpio e Santo Antônio; três estão com metade das obras concluídas, na Cohab II, Vila União e Padre Palhano; os CEIs do Alto da Brasília e dos Terrenos Novos estão com cerca de 40% das obras executadas; e um segundo CEI na Cohab II, que está com 12% dos trabalhos executados.

Hoje, o município conta com 42 escolas de ensino fundamental e educação infantil; cinco Centros de Educação Infantil; 1.647 professores em sala de aula; 33.440 alunos em sala de aula; 23 quadras cobertas; 40 laboratórios de informática nas escolas; e 23 salas de recursos multifuncionais. A infraestrutura educiaonal é formada ainda por 22 bibliotecas escolares; uma biblioteca municipal com acervo de 40 mil livros; o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras com 5.114 alunos; duas escolas de formação permanente do magistério e uma brinquedoteca municipal.

De acordo com o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 18 escolas de Sobral tem alto índice de desempenho. Entre as 150 premiadas no Estado, Sobral teve o maior número delas neste ano.

FIQUE POR DENTRO

Conteúdo didático é aberto e gratuito

A Khan Academy é uma organização americana educacional, sem fins lucrativos, criada em 2008, com o objetivo de oferecer educação de alto nível para qualquer pessoa em qualquer lugar, por meio de videoaulas e plataforma de exercícios online. Todo conteúdo é aberto e gratuito.

A Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos, criada com o objetivo de melhorar a educação pública no País, trouxe a proposta para o Brasil, com vídeos traduzidos para o português, levando a ferramenta de exercícios para as escolas públicas. Atualmente, há mais de 600 aulas em português, matemática, biologia, química e física, disponíveis no site da Instituição e outros 400 vídeos.

O fundador da organização, Salman Khan, nasceu e cresceu em New Orleans, Luisiana, Estados Unidos. Formado em matemática, ciências da computação e engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Khan começou a ensinar matemática para a sua prima Nadia em 2004 com serviços do Yahoo!. Logo, outros parentes e amigos procuraram sua ajuda, tornando-se mais prático distribuir suas aulas pelo YouTube. Os vídeos se tornaram mais populares, saindo de seu trabalho em 2009 para se focar integralmente no Khan Academy . A Khan Academy já deu mais de 200 milhões de vídeo-aulas gratuitas.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Sobral
Secretaria de Educação
Rua Viriato de Medeiros, 1250 Centro
Telefone: (88) 3677.1190

JESSYCA RODRIGUES
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste