Tecnologias da informação têm mais de 23 mil vagas no Sisutec

Jovens e adultos que tenham interesse em tecnologias da informação podem concorrer a 23,2 mil vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 12. No conjunto, o Sisutec oferece 239,7 mil vagas em 117 tipos de cursos distribuídos em cidades das cinco regiões do país. Para concorrer é preciso ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012.

Na área das tecnologias da informação, são cinco modalidades de cursos técnicos para escolha dos candidatos: informática (oferecido em localidades de 21 estados), informática para internet (13 estados), manutenção e suporte de informática (18 estados), programação de jogos digitais (9 estados) e técnico em rede de computadores (16 estados). Os cursos têm duração de 800 a 1,2 mil horas. Essa área é o carro-chefe da primeira edição do Sisutec, conforme o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou ao anunciar a abertura das inscrições, na segunda-feira, 5. A segunda área com mais vagas é a da saúde.

 Na cidade mineira de Paracatu, que está a 483 quilômetros de Belo Horizonte, por exemplo, estão disponíveis 100 vagas, no turno da noite, no curso técnico em programação de jogos digitais. O mesmo curso também é oferecido em outros oito estados, entre os quais o Ceará, Roraima e Mato Grosso.

Já o município de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, localizado a 324 quilômetros de Campo Grande, tem curso técnico em rede de computadores. O município, com 80,4 mil habitantes, oferece 80 vagas no turno da noite. O curso de informática em rede de computadores está presente em 16 estados, entre eles, Sergipe, Pernambuco e Distrito Federal.

Da mesma forma que cidades pequenas e médias oferecem cursos pelo Sisutec, os grandes centros, capitais e regiões metropolitanas também estão no programa. São Paulo e Minas Gerais são exemplos da oferta de milhares de vagas entre os 117 tipos de cursos.

 

Mais informações na página do Sisutec na internet.

 

Ionice Lorenzoni