Prova Brasil passa a avaliar alunos também em ciências

A partir deste ano, a disciplina de ciências será incluída na Prova Brasil. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, aos parlamentares presentes à audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 10.

A Prova Brasil é aplicada em escolas públicas urbanas e rurais que tenham no mínimo 20 estudantes matriculados no quinto e no nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental. De acordo com o ministro, o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) continuará a considerar apenas o desempenho dos alunos em português e matemática. “[A mudança] não entrará no Ideb este ano, mas vamos focar em ciências, português e matemática como os eixos mais importantes do processo de busca de qualidade”, afirmou.

Mercadante ressaltou ainda a melhora de desempenho dos estudantes no Ideb nos últimos anos. Em 2011, nos anos iniciais, o indicador ficou em 5,0 para uma meta era 4,6. “Nos anos iniciais, a evolução é significativa”, disse. “Nos anos finais, estamos acima da meta, mas não na mesma velocidade.”

O ministro ressaltou ainda que o Ideb é composto de fluxo e aprendizado e que o aprendizado foi a vertente que mais fez crescer o índice.

Assessoria de Comunicação Social

Confira a apresentação do ministro Aloizio Mercadante na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

Leia também:

• País terá mais 6 mil unidades de creches e pré-escola até 2014
• Pacto pela idade certa é desafio e prioridade, afirma o ministro
• Parceria pretende atrair 970 mil adolescentes de volta à escola
• Exame é forma democrática de acesso à educação superior
• Expansão será consolidada e estudante cotista terá apoio
• Instituições terão estímulo para elevar a qualidade do ensino
• Ministro volta a pedir voto pela vinculação dos royalties

Portal MEC