Dilma: maior compromisso do governo é com educação

A presidente Dilma Rousseff disse no início da noite desta terça-feira que o compromisso com a educação tem que ser o maior de um governo. “Temos de ter compromisso com as pessoas. E como nosso maior compromisso é com as pessoas, temos que garantir às crianças e aos jovens deste País acesso à educação de qualidade. Queremos construir uma nação mais igual socialmente”, afirmou ela, em Fortaleza (CE), durante cerimônia de inauguração da escola estadual de educação profissional Jaime Alencar de Oliveira e da entrega de ônibus escolares do programa Caminho da Escola.

Dilma disse que, no Brasil, “teve gente” que achou que era possível desenvolver um país deixando à margem milhões de brasileiros. “Provamos que este País só será grande e forte se as pessoas que o compõem, os 190 milhões de brasileiros, forem considerados participantes da nossa riqueza. E aí a educação tem um papel fundamental.”

A presidente afirmou que são necessários mais recursos para se investir em educação e, por isso, ela justificou que propôs que os royalties do petróleo fossem empregados na educação pelos municípios, Estados e pela União. “Se temos essa riqueza, temos de transformar essa riqueza no que há de mais nobre. E o que há de mais nobre para um pai e uma mãe? É querer que seu filho e sua filha tenham uma vida melhor que a sua.” Por isso, segundo Dilma, o Brasil precisa de trabalho cada vez mais qualificado. “Porque queremos que nossos trabalhadores tenham salários mais elevados, mais adequados para dar conforto à família.”

Dilma disse ainda que o “nosso desafio é garantir cada vez mais oportunidades iguais para todos, sem exceção”. “E a palavra síntese de oportunidade é educação.”

Agência Estado