Presidenta Dilma inaugurará Escola Jaime Alencar de Oliveira

DA REDAÇÃO DO O ESTADO ONLINE
online@oestadoce.com.br

A Presidenta da República Dilma Roussef inaugura nesta terça-feira (02/04), às 17h50min, juntamente com o Governador Cid Gomes, a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Jaime Alencar de Oliveira, localizada na Avenida Rogaciano Leite s/n (esquina com Rua Cosme Benevides de Freitas), bairro Luciano Cavalcante. Atualmente estão em funcionamento no Estado do Ceará, 90 EEEPs, com aproximadamente 30 mil alunos matriculados, na capital e no interior.

No ato de inauguração da escola, o presidente do Sindicato APEOC, professor Anízio Melo, fará entrega de documento à Presidenta Dilma com reivindicações por mais financiamento para a Educação Pública, como: 100% dos Royalties do Petróleo, 10% do PIB, 50% do Fundo Social do Pré-Sal, Nacionalização da Carreira do Magistério, e Valorização dos Aposentados.

Essa nova unidade de ensino educacional e profissional é denominada de Jaime Alencar de Oliveira, como assim estabelece lei aprovada pela Assembleia Legislativa, após apreciar projeto de lei da iniciativa do então deputado estadual Artur Bruno. A propositura que presta homenagem póstuma ao professor Jaime Alencar será sancionada pelo Chefe do Poder Executivo na solenidade de inauguração da escola com denominação in memoriam a esse inesquecível educador cearense: Jaime Alencar de Oliveira.

A unidade de ensino tem capacidade para receber até 540 alunos, em tempo integral, nos cursos técnicos de Produção de Áudio e Vídeo, Desenho de Construção Civil, Eletromecânica e Informática. Em 2013, dará início ao ano letivo com 180 estudantes matriculados no 1º ano. Os cursos ofertados têm duração de três anos e o estudante também tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. O aluno permanece das 7 às 17 horas, com aulas das disciplinas do currículo do Ensino Médio e do curso que escolheu.

Jaime Alencar faleceu em 28 de novembro de 2009, em plena atividade profissional dedicada à educação e aos educadores na rede pública de ensino. Mais de 50 anos de atuação ininterrupta e exclusiva ao magistério e tarefas com profundas afeições às políticas sindicais vinculadas ao Sindicato APEOC, de assessor a presidente da instituição que aprendeu servir sem ser servido. Como apóstolo da educação Jaime Alencar percorreu, palmo a palmo, todo território cearense, doutrinando a necessidade de conscientização política – do direito de ter direito a educação com qualidade social, melhoria no ensino e valorização do profissional educador. Não deixou de conhecer uma só escola da rede pública, estimulando a missão do ser profissional educador competente e capaz de defender seus direitos. Muito e muito antes de se falar em piso nacional de salário de professor no Congresso Nacional, Jaime Alencar já despertava necessidade de luta em defesa desta causa. Nenhuma vitória dos profissionais educadores do Ceará, na rede pública e nos últimos 50 anos, foi conquistada sem a efetiva participação do inesquecível e eterno professor Jaime Alencar.

A homenagem que ora se presta ao Apóstolo da Educação, Jaime Alencar, é eternamente gratificante à história da educação no Ceará e louvável reconhecimento ao imenso legado por ele deixado às futuras gerações, como exemplo do ser professor e líder sindical sem perder ternura e, quando necessário radicalizar em defesa da educação e dos seus profissionais educadores.

Professor Jaime Alencar será imortalizado na Escola Estadual de Educação Profissional, e, em nome da família do homenageado, dos profissionais educadores e servidores da educação na rede pública de ensino, a direção do Sindicato APEOC agradece a todos que – de uma maneira e de outra – contribuíram à exaltação dessa honraria ad perpetuam ao professor Jaime Alencar de Oliveira.

Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa em abril 2010

Dia 14 de abril de 2010, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, em sessão plenária, projeto de lei do deputado Artur Bruno que denomina Professor Jaime Alencar de Oliveira, escola estadual de ensino profissional. Na ocasião, o parlamentar declarou que “a iniciativa é uma homenagem ao educador e sindicalista, que teve atuação marcante para a educação pública do Estado.”

Serviço:
Inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira
Data: 02/04/2013 – Horário: 17:50h
Endereço: Av. Rogaciano Leite s/n (esquina com Rua Cosme Benevides de Freitas), bairro Luciano Cavalcante.

(ED)

O Estado – CE