Nível de escolaridade do professor influencia no aprendizado do aluno

Pesquisadora da UFMG estuda fatores que são determinantes no ensino

Do R7

Uma pesquisa da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) concluiu que o nível de escolaridade dos professores e a contratação por concurso público são fatores que mais influenciam o aprendizado dos alunos.

Segundo o estudo, a conclusão do ensino superior é certamente um indicador de qualidade para as escolas e profissionais concursados têm provavelmente mais domínio sobre conteúdos do que um professor temporário, que não passou na seleção.

Segundo uma entrevista com autora do estudo, a doutoranda Raquel Rangel de Meireles, publicada no site da UFMG, no Brasil, “a paixão e a vontade de investir na sua formação já mostram quem realmente quer ser um bom professor”.

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O método da pesquisa foi baseado em questionários respondidos pelos professores de 175 escolas de educação básica de Rondônia, Pará, Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Goiás, e análise do desempenho de 1.251 alunos de português e 1.430 de matemática. Os estudantes estavam entre o quinto e o nono ano do ensino fundamental. O estudo cobriu 581 professores de português e 582 de matemática.

A pesquisa foi apresentada em novembro de 2012, no XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais.