Começa seleção pública para banco de gestores

Nada de folga. Ontem, foi dia do professor comparecer à sala de aula. Mas, desta vez, foram os docentes que sentaram nos bancos das escolas. O domingo marcou o início da seleção pública para composição de um banco de gestores escolares para provimento dos cargos de diretor e coordenador das escolas públicas estaduais e de Fortaleza. Esta é a primeira vez que os gestores da Capital passaram por seleção para ocupar o cargo de diretoria nas unidades municipais.

Na Escola Doutor César Cals, candidatos elogiaram as provas e a democracia da seleção Foto: Tuno Vieira

Nesta primeira fase, os 16 mil inscritos no certame fizeram prova escrita objetiva de caráter eliminatório, com 50 questões de múltipla escolha. O processo de seleção foi organizado pela Coordenadoria de Concursos (CCV), da Universidade Federal do Ceará (UFC). A prova transcorreu das 9h às 13h de ontem. Para realizar a seleção da Capital e otimizar recursos, a Secretaria Municipal de Educação (SME) aderiu ao edital da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), que regulamenta o processo seletivo.Os participantes responderam 50 quesitos, divididos entre interpretação de textos (15), raciocínio lógico (5) e políticas educacionais e gestão escolar no Brasil e no Ceará (30). Cada questão valeu dois pontos. Será considerado reprovado na primeira fase e eliminado da seleção o candidato que obtiver acerto inferior a 20% em cada uma das áreas de conhecimento que compõem a prova. O resultado da primeira fase será divulgado no site da CCV, na próxima sexta-feira (22).

Os candidatos não eliminados na primeira fase serão convocados para a segunda fase, que consistirá na entrega de documentação comprobatória e avaliação de títulos. A terceira fase do certame efetiva-se através de curso de fundamentação, prova escrita do tipo objetiva e de uma prova de natureza analítico-discursiva. Nesta última fase, será convocado o máximo de seis mil candidatos. A divulgação do resultado final também será feita no site da CCV, em 29 de maio.

Cadastro

Para efeito de composição do Banco de Gestores Escolares da Rede Estadual de Ensino, a Seduc oficializará, por meio de portaria, a ser publicada no Diário Oficial do Estado, a lista dos candidatos considerados aptos, mediante a aprovação na seleção pública, a comporem o cadastro de docentes em que será especificada a função para a qual o candidato estará apto a assumir.

O banco terá validade de quatro anos, a partir da data de sua publicação. A Seduc poderá dispor do cadastro para a composição de equipes gestoras das escolas públicas quando houver caso de vacância de diretor ou de coordenador escolar.

Oportunidade

A seleção de domingo foi realizada em todo o Estado. Em Fortaleza, os participantes foram distribuídos em escolas estaduais e municipais e em universidades.

Um dos locais com grande número de candidatos foi a Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor César Cals, na Avenida Domingos Olímpio, bairro Farias Brito. Ali, os candidatos ocuparam 16 salas de aula. Na saída, muitos elogiaram as provas e a oportunidade de concorrer democraticamente e sem intervenção política à direção das escolas públicas.

Diário do Nordeste