Elpídio quer criar Programa Cinema na Escola

Vereador do PSB foi o autor do projeto – Foto: Genilson de Lima

Já tramita na Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania, o projeto de indicação n° 0030/2013, que cria o Programa Cinema na Escola, na rede pública de ensino do municipal. A matéria é de autoria do vereador Elpídio Nogueira (PSB) e é destinada a inserir a arte do Cinema no processo de ensino e aprendizagem, por meio de uma visão multidisciplinar, como um instrumento de aproximar o público estudantil da narrativa audiovisual.

O Programa “Cinema na Escola” tem por objetivo, oportunizar aos educandos o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual; apresentar o Cinema aos estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento; desenvolver a partir do gosto pelo Cinema o senso crítico, estético e cultural sobre a globalização da cultura; possibilitar que os alunos da rede pública municipal criem o hábito de frequentar o Cinema, estimulando assim o aprendizado cultural e artístico e promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer aos alunos da rede pública municipal de ensino fundamental.

Para Elpídio, sua proposição pretende despertar professores e alunos para uma nova visão da educação, com uma visão na qual os métodos tradicionais e os modernos possam fundir-se em novas possibilidades de aprendizado c crescimento pessoal e coletivo.

“O aprendizado na escola não pode se restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas e exercícios. pois deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e trabalhos. O aprendizado para ser plenamente alcançado necessita, muitas vezes, sair da
rotina do dia-a-dia escolar”, opinou Elpídio.