80 creches devem ser construídas

Construção de 80 novas creches, 127 quadras esportivas e 29 escolas de tempo integral são as metas para a expansão e melhoria da qualidade da educação na Capital que foram debatidas entre o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o secretário municipal de Educação, Ivo Gomes.

Além dos Centros de Educação Infantil, a Prefeitura de Fortaleza anunciou 29 escolas de tempo integral e 127 quadras esportivas Foto: Marília Camelo

Os investimentos para as obras – R$ 365 milhões, incluindo a construção e os equipamentos – já estão garantidos. “Além da Prefeitura, o município contará com apoio do governo do Estado e do governo federal”, detalhou o secretário de Educação. O pacote foi discutido em reunião entre prefeito, secretário e os titulares das Secretarias Executivas Regionais (SERs).Parte dessas ações foram compromissos assumidos pelo prefeito no início do mandato. “Para que a gente tenha desenvolvimento na nossa cidade, temos que nos empenhar, principalmente, na educação das crianças. Esta já é uma de nossas prioridades”, disse Roberto Cláudio.

Em toda a Capital, de acordo com o secretário de Educação, existem 130 terrenos que estão aptos à construção dos novos prédios. Os equipamentos serão construídos conforme a demanda e, em 60 dias, já devem estar em licitação. A previsão é que tudo seja concluído em 2015, conforme Gomes.

Reformas

Um levantamento realizado em fevereiro pela Prefeitura, em todos os prédios cadastrados na Secretaria Municipal de Educação (SME), constatou que várias escolas municipais e Centros de Educação Infantil estão com a infraestrutura comprometida.

Com o objetivo de recuperar o parque imobiliário, a SME iniciará, nesta semana, obras de reforma nas unidades para receber os alunos no início do ano letivo de 2013, marcado para o dia 18.

Diário do Nordeste