Lanche escolar colorido e saudável

Toda refeição é importante, inclusive o lanche na escola. É fundamental deixar a criança longe de itens com altos teores de gordura e sódio FOTO: AGÊNCIA DIÁRIO

É na escola onde as crianças e os adolescentes têm a oportunidade de aprender hábitos importantes, dentre eles, a alimentação saudável. Na hora do lanche, é possível oferecer produtos naturais, distanciando-os mais dos industrializados.

Por serem ambientes de aprendizado, os colégios devem exercer essa função em todos os aspectos, inclusive o alimentar. “Creio ser urgente a intervenção da gestão pública no sentido de se proibir a venda de itens como refrigerantes e salgadinhos (alto teor de gordura e sódio) nas lanchonetes das escolas”, afirma a nutricionista Helena Ximenes, Doutora em Fisiologia Humana.

Uma das consequências de se oferecer uma alimentação inadequada é a obesidade infantil, que conforme a especialista, representa fator de risco para muitas doenças crônicas, a exemplo da hipertensão e diabetes na infância e que pode perdurar na vida adulta. “Mas não é só esse o problema. Uma dieta pobre em nutrientes pode interferir diretamente na qualidade do aprendizado e comprometer o desenvolvimento cognitivo das crianças”.

Os pequenos, explica, devem ser constantemente estimulados pela família e encorajados pela escola a comer frutas, tendo em vista, o baixo consumo desses alimentos ao longo do dia. Maçã, pêra, banana, tangerina e goiaba são opções práticas para o lanche, indica.

“Os pais e educadores precisam assumir seu papel o quanto antes na adoção e promoção de uma alimentação saudável. É preciso que eles também adotem hábitos saudáveis em casa, já que as crianças aprendem principalmente por meio de exemplos”, justifica a especialista.

Como variar

Diversificar a oferta de itens saudáveis no ambiente escolar deve ser o primeiro passo. Helena Ximenes destaca algumas possibilidades, como oferecer além da fruta, uma pequena porção de castanha de caju (produto com ótima composição nutricional).

A lancheira pode conter ainda sucos de frutas (o ideal seria os produzidos em casa com frutas mais doces que dispensassem açúcar) com bolachas salgadas ou doces. Outra opção apreciada pelos pequenos são os sanduíches leves com queijo, requeijão ou cream cheese. É importante lembrar que tudo depende das necessidades nutricionais de cada criança.