Líder do PPS quer convocar Mantega para debater o PIB

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), apresentou requerimento para que a Casa convoque o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para debater o baixo crescimento do PIB em 2012 e seus reflexos na economia brasileira. O debate ocorreria no plenário, com a realização de uma comissão geral. O requerimento foi protocolado nesta sexta-feira e, como inclui a convocação de ministros, ele deverá ser submetido à votação no plenário.

A convocação para uma Comissão Geral foi mais uma frente da oposição na cobrança por explicação do desempenho da economia aos ministros. O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), anunciou mais cedo que o partido vai apresentar requerimentos de convocação de Mantega, Tombini, da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e do ministro do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, nas comissões de Fiscalização Financeira e Controle e na de Finanças e Tributação.

“Esse resultado é catastrófico. Há muita coisa a ser esclarecida sobre o desempenho da economia brasileira em 2012, já que a grande maioria dos países da América Latina e dos integrantes do BRICS registra um crescimento muito mais significativo do que o nosso”, afirmou o líder do PPS, sobre o crescimento de 0,9% do PIB em 2012.

Ele lembrou que a média de crescimento dos demais países do grupo BRICS é de 4,5% e dos países vizinhos de 3,1%, segundo dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). “O atual modelo econômico baseado no consumo interno e em desonerações pontuais para determinados setores produtivos está superado”, disse Bueno.

Agência Estado