Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer recebe o secretário Márcio Lopes

Encontro foi realizado no gabinete da Presidência da Casa – Foto: Genilson de Lima

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal recebeu, na manhã desta quinta-feira, 28, o secretário de esportes do Município, Márcio Lopes. Na ocasião, o secretário apresentou aos parlamentares membros as demandas da pasta e como os vereadores poderão colaborar com o esporte de Fortaleza.

Para o presidente da Comissão, vereador Evaldo Lima (PcdoB), a visita “foi esclarecedora, trazendo questões relacionadas ao estádio Presidente Vargas, ao ginásio Paulo Sarasate, políticas públicas de esporte e lazer para a cidade e a compreensão do secretário de que esporte e lazer são direitos sociais e fazem parte da dignidade humana. Temos certeza que o secretário vai desenvolver um bom trabalho e uma relação de muito respeito e diálogo com esta Casa”.

De acordo com o secretário, a visita serviu para “falar um pouco da Secretaria de Esporte, das dificuldades, intenções e projetos, além de pedir a colaboração da Câmara para que exerçamos a nossa atividade da melhor maneira possível”. Para ele, cabe aos vereadores cobrar, intermediar junto ao prefeito, promover um processo de discussão democrática e enviar e votar projetos de indicação. Na ocasião, Márcio destacou um projeto de autoria de Evaldo, que trata sobre um lei de incentivo ao esporte.

Entre os pontos dificultosos levantados pelo secretário destaca-se a divergência entre competências da Secretaria e a verba orçamentária para executá-las. Cabe à Secretaria apenas 0,33% do orçamento do Município. Márcio ressalta que já iniciou uma ação com a finalidade de fortalecer os orçamento destinado à pasta.

“Temos dificuldades do ponto de vista administrativo, a divergência que existe as competências da Secretaria e a verba orçamentária para executar essas competências. O orçamento é muito pequeno, só temos 0,33% do orçamento e já começamos uma ação de fortalecer esse orçamento para que as ações esportivas cheguem às comunidades. O problema dos estádio é um problema sério porque nós detemos a administração do estádios, mas não temos verbas para fazer manutenção porque essas verbas ficam nas Regionais”.

Na ocasião, ficou acordado que a Comissão Especial da Copa e a Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer visitarão o estádio Presidente Vargas na próxima segunda-feira para verificar a situação do gramado.

O presidente da Comissão ressaltou que na próxima reunião receberá o Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Élcio Batista e, em seguida, o secretário de cultura, Magela Lima. Estiveram presentes, além dos citados, os vereadores Fábio Braga (PTN), Paulo Diógenes (PSD), Eulógio Neto (PSC), A Onde É (PTC) e Leonelzinho Alencar (PtdoB).

Projetos e melhorias

Ainda em sua fala, Márcio destacou que o ginásio Paulo Sarasate passará por uma reforma com a finalidade de modernizá-lo, acrescentando climatização e estacionamento. Com relação ao estádio Presidente Vargas, que deve modificar seu gramado para se adequar às exigências da Fifa por conta dos eventos futebolísticos, o secretário se posicionou favorável a uma recuperação a priori e, posteriormente, uma mudança.

Segundo o titular da Secretaria, o que colabora com esse posicionamento é a questão do tempo, já que em junho o PV será centro de treinamento para seleções que jogarão a Copa das Confederações. Deste modo, haverá tempo hábil para mudar o gramado somente para a Copa do Mundo.

Outro ponto levantado por Márcio é de que a Secretaria precisa ser abastecida de uniformes para times de futebol amadores e também se empenhar em colaborar com outras práticas esportivas, como o surf.

Para finalizar, o secretário ressaltou que há dois projetos que pretende se empenhar para desenvolver em Fortaleza, são eles o Academia na Comunidade e o Esporte na Comunidade. Sobre o tema, o vereador Leonelzinho Alencar apresentou um projeto de sua autoria que visa levar profissionais da Educação Física à praças para orientar a população acerca da prática de caminhada correta e alongamento adequado.

Outros parlamentares aproveitaram a visita para apresentar demandas da sociedade. O vereador Paulo Diógenes solicitou o empenho em políticas para afastar jovens das drogas e para recuperar dependentes químicos. Solicitação recebida com bons olhos pelo titular, que se propôs a conversar e traçar metas com esta finalidade. O vereador A Onde É demonstrou preocupação quanto a manutenção das praças esportivas e destacou o estádio do Bom Jardim.

CMFor