Direto da Escola

Conheça o projeto

44 alunos de escolas públicas e particulares de Fortaleza foram selecionados para o Projeto Correspondentes O POVO. Semanalmente eles estarão enviando notícias sobre o universo escolar para a Coluna

ACONTECEU…

Sana Fest 2013

O maior evento de cultura pop da América Latina ocorreu nos dias 26 e 27 de janeiro último. Foi realizado no novo Centro de Eventos do Ceará, com capacidade para comportar cerca de 30 mil pessoas em um único evento. Para os adoradores da cultura japonesa o evento foi um “prato cheio”. Com diversas atrações, entre elas Caue Moura, Ricardo Cruz e Edu Falaschi, ex-vocalista da Banda Angra. Parabéns aos realizadores, pelo sucesso do Evento.

Geovanna Lara, geovannalara99@yahoo.com.br
Colégio Tiradentes

Projeto Giroletras

No dia 20/02 foi a abertura do projeto giroletras, onde participam alunos dos fundamentais um e dois. Esse projeto incentiva a leitura e a escrita dos alunos, de modo que, cada um escolhe um livro para ler em determinada semana. Na hora do intervalo, os alunos receberam a oportunidade de ler livros diversos, de clássicos á antigos, como Monteiro Lobato

Ana Clara ana-clarabezerra@hotmail.com
Colégio Master Bezerra

Sebastião de Abreu

Alisson Silva,

antonioalisson97@gmail.com

A missão começou

O trabalho já começou para os Correspondentes O POVO. Foi no dia 2/2/13, em um sábado pela manhã, no Espaço Cultural do O POVO. Ao todo, foram 44 correspondentes de várias escolas de Fortaleza, particulares e públicas que estão cursando o 9°ano do ensino médio. Foi uma manhã sensacional para todos nós e uma emoção única. Tiramos fotos, conhecemos a redação, pessoas que trabalham lá e, até mesmo, nós Correspondentes nos conhecemos. Iremos mandar textos para o Jornal, que serão avaliados e publicados no site do Jornal do Leitor e no impresso também. Só tenho uma coisa a dizer aos correspondentes 2013: “boa sorte para todos”.

Farias Brito

Thainá Muniz,

thainamuniz2008@hotmail.com

Para mergulhar de cabeça

Fazendo Meu Filme é uma série de livros da autora Paula Pimenta que vem tendo, em suas últimas edições, um grande destaque entre os jovens. Uma obra que o prende a sua história, e discute alguns pontos de vista importantes relacionados com a vida e atitudes adolescentes. Ele retrata a trajetória de Fani (personagem principal), uma garota tímida, em busca de seus sonhos e do amor. Vale a pena mergulhar nessa história, pois nela, a maioria dos jovens se identificaria de alguma forma. Os deixarei, enfim, com um “gostinho de quero mais” para que possam tirar suas próprias conclusões e surpreenderem-se ao longo da história.

Democrito Rocha

Alessandra Alves,

ales-cavalcante1@hotmail.com

Feira cultural

Aconteceu na minha escola, no último dia 18 de fevereiro a Feira Cultural. As tarefas exibidas na feira foram:desenhos, painéis, trabalhos científicos, danças, conhecimentos gerais, salas temáticas, tarefas programadas e tarefas surpresas. A escola foi dividida em seis grupos e diferenciada por cores.

Master

Ana Clara Costa,

ana-clarabezerra@hotmail.com

O jovem e a profissão

A partir do 9° ano, estamos praticamente no ensino médio, temos que encarar responsabilidades, como por exemplo, o início das preparações para o Enem. Os quatro anos finais na escola são de suma importância na decisão profissional. As empresas exigem mais do que formação completa. A maioria das empresas querem profissionais com experiência, por isso é importante que o jovem, participe de estágios, pois quando terminam a faculdade, dependendo do seu desempenho, continuam empregados nas empresas onde atuaram. Também é muito importante que o jovem faça uma faculdade que goste. É importante que o estudante, além de assistir a palestras de vários profissionais, faça testes vocacionais e tenha contato com a profissão que deseja seguir.

Batista

Jamille Ellen,

rochajamille@hotmail.com

Paul McCartney

Bem, neste domingo(3/2) eu vi uma notícia muito interessante: Estão decidindo entre Paul McCartney, Elton John e Roberto Carlos na inauguração do Castelão. Oras, eu quero ver qual vai ser a próxima vez que teremos a chance de ter um show de um ex-beatle aqui em Fortaleza. Será melhor para qualquer um, tanto socialmente como economicamente. Digo economicamente porque uma boa parte da cidade pagaria um bom preço para ver um show o Paul McCartney. Os ingressos acabariam em apenas um dia ou dois, então é mais lógico que ele venha. Agora, não se pode negar que Elton John também é um grande músico internacional, e que Roberto Carlos tem talento. A decisão não é minha, é do povo. O nome do jornal é “O POVO” mesmo, não é?

Clóvis Bevillágua

Karina Anya Gomes,

karinaanya51@gmail.com

Buscando a paz

Como podemos viver em sociedade sem desequilibrar a paz que a natureza nos oferece? Poderia ser um paradigma a ser seguido, no entanto, os nossos movimentos, as nossas inquietudes lançam no ambiente uma atmosfera poluída de sons e movimentos. Vivemos momentos conturbados com muitas informações, com tudo acontecendo ao mesmo tempo, até parece que precisaremos usar um ‘’HD externo’’ o quanto antes. Mas, como viver sem isso? Esse estresse algum dia pode acabar? Talvez sim, talvez não. Depois de um dia longo de trabalho tudo o que queremos é estar presente na natureza. Mais como buscar a tranquilidade da natureza se nos continuarmos a destruí-la? Pois bem, para termos paz precisamos de limites, de regras e principalmente respeito. Por que respeito? Com o respeito podemos construir uma sociedade digna e amigável em que todos os cidadãos possam viver livres nos seus limites respeitando o seu direito, o meu e o do próximo. Construindo assim um ambiente de paz.

Santa Tereza

Lucas Rodrigues,

emeif.santatereza@yahoo.com.br

Preserve o verde

Apesar de ser um tema tão esquecido pela população, o verde representa uma grande parte do nosso país. Querido leitor, mas por que preservar o verde? Porque ele representa a garantia de ar puro, sombra, frutos e beleza, e a continuação das espécies que dele depende. Infelizmente, nas cidades grandes, o verde vem sendo substituído pelo cinza da poluição. Você parou para pensar que no futuro, não tão distante, se você não tiver a responsabilidade de cuidar da natureza, ela pode ser uma das maiores perdas que você nunca imaginou?

Farias Brito

Vitória Kananda,

vitoriakananda@hotmail.com

Confusões

Com início do ano letivo, as responsabilidades triplicam. A dificuldade aumenta. A atenção precisa ser redobrada. Tantas mudanças que às vezes fica difícil administrar tudo isso. É matéria nova de um lado, atividade de outro, um trabalho para a próxima semana, estudar para a prova. Como lidar com essas modificações? Será que vou conseguir me acostumar? São tantas dúvidas e confusões, mal sabemos que esse é apenas o início do futuro.

Visconde do Rio Branco

Caterine Ribeiro,

fanyanacatarine18@hotmail.com

Gravidez na adolescência

Estatísticas mostram que a idade do início da vida sexual ocorre entre 14 e 17 anos o que ocasiona a gravidez na adolescência. Mas, na maioria das vezes, isso acontece antes. Hoje, cada minuto, meninas de 10 a 14 anos dão à luz a uma criança e 40% das adolescentes volta a engravidar dois anos depois.Este fato vem aumentando no Brasil, segundo dados do IBGE. Será que não poderiam ser evitadas? Sim, poderiam. Nenhuma dessas meninas pode dizer que foi por falta de aviso, não é mesmo? Já que temos tantos meios para pesquisar como se prevenir ou, pelo menos saber no que prejudicaria na sua vida uma gravidez precoce. Minha opinião é que muitas dessas meninas que engravidam cedo é porque não ouviram os pais. Se nós, adolescentes, ouvíssemos nossos pais, não haveria tanto aborto no mundo, e muitas outras coisas que são ocasionadas pelo simples fato de uma desobediência.

Visconde do Rio Branco

Ruthe Almeida,

ruthefalmeida@gmail.com

Preconceito

Venho notando que no mundo onde nós vivemos há muito preconceito.Preconceitos com os negros, homossexuais, pessoas que são deficientes e etc.Venho tentando descobrir pra que tanto preconceito se somos todos iguais.Eu queria só que as pessoas respeitassem a opinião do próximo, respeitassem a deficiência do outro, pois isso não é uma questão de querer, mas sim, de sobrevivência. Vamos dizer não para o preconceito, para que o mundo não conviva mais com tanta violência e desunião e sim, a paz e amor pra todos.

Eudoro Correa

Erika Mayara,

erikamayara13@gmail.com

A escola…

A escola é um lugar muito importante, onde aprendemos escrever o nosso próprio nome. A escola nos ensina a compartilhar um sentimento semelhar, onde vários só quer saber de brigar. Na escola não acontece só violência mas sim, vários tipos de convivência.Muitos vão à escola com anseio de aprender, outros vão à escola somente pra comer.Imagine todos sem saber ler e escrever pense só como isso ia ser…

Torres de Melo

Vitoria Pâmela,

vitoria.pamela.usa@hotmail.com

Na minha escola

Estudo na escola José Ramos Torres de Melo, que vem sofrendo queda de energia constantemente, falta de materiais escolares e materiais de higiene. De 10 em 10 minutos falta energia e tudo apaga, e com a falta de energia fica mais difícil de escrever, no escuro e no calor. Os professores já fizeram um abaixo assinado para ver se melhora, e até agora nada melhorou.Então queria abrir os olhos do prefeito para que se dedique mais para às escolas, porque sem educação o país não vai pra frente.

Antares

 Ana Vanessa,

nessa200910@hotmail.com

Adolescente X sociedade

O mundo em que vivemos é assolado por diversos males, tais como drogas, violência, miséria, entre outros.Como adolescentes não devemos ficar impassíveis ante aos problemas que nos são apresentados e que poderão ser nossos no futuro.Antes, devemos ter consciência da nossa função na sociedade, conhecer os nossos direitos, e principalmente,os nossos deveres. Não temos maturidade suficiente para agirmos como adultos, mas também não devemos agir como crianças.

O Povo