SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO RECEBEM MATERIAL DE APOIO PARA GESTÃO

Secretários de Educação recebem material de apoio para gestãoIniciativa da Undime em parceria com a Fundação Santillana e o MEC pretende atingir mais de 5.500 municípios

Além da plataforma digital Conviva, lançada no mês passado, os novos secretários municipais de Educação contarão com um material impresso para auxiliar os primeiros meses de mandato.

A iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) tem apoio da Fundação Santillana, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Educação (MEC) e deve atingir mais de 5.500 cidades brasileiras.

O kit é formado por três publicações: a Agenda dos Cem Primeiros Dias, o Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação – Fundamentos, Políticas e Práticas e o Folheto Excelência na Gestão da Educação Municipal – Informações importantes.

“A ideia é que o secretário se sinta acolhido tendo essas primeiras informações ao seu alcance”, afirma Cleuza Repulho, presidente da Undime. ”Nessa última eleição, tivemos um índice de renovação alto de prefeitos, de quase 80%. É preciso lembrar que temos cidades de todos os portes no Brasil. Portanto, existe uma insegurança natural da parte de quem está entrando”, explica Cleuza. Segundo ela, o material foi enviado para todo o País em janeiro.

Luciano Monteiro, representante da Fundação Santillana no Brasil, concorda e destaca que, apesar da alta procura pelos documentos no formato digital, os conteúdos impressos ainda dominam no País. “Esse tipo de material acaba sendo mais eficiente e deve servir para o gestor lembrar da sua missão de levar uma Educação de qualidade para o seu município”, afirma. “Como são textos para consulta, é bom que o secretário sempre tenha as publicações à mão.”

Segundo Monteiro, é a segunda vez que ocorre o envio de materiais de orientação aos novos gestores municipais da Educação. “Em 2008 tivemos uma iniciativa similar. Porém, bem menos abrangente e com menos volume de informações”, recorda-se. Ele afirma, ainda, que tanto a plataforma Conviva quanto o material impresso servem para fortalecer a noção de Educação como direito. “Esperamos que o kit tenha serventia na transição de mandatos e que ela ocorra de forma democrática”, disse.

O material
A Agenda dos Cem Primeiros Dias tem como foco, como o próprio nome diz, os primeiros dias de gestão do novo secretário, uma vez que, segundo a Undime, esse início é essencial para que o dirigente e sua equipe se organizem, definindo as prioridades do mandato e acumulando as informações e dados necessários para executar as futuras ações. Por exemplo: a agenda traz um espaço reservado para o histórico da gestão anterior, como o relato de contratos e a prestação de contas. A ideia é, portanto, que a agenda ofereça subsídios para o planejamento do cotidiano da secretária de Educação do município.

Já o Caderno de Orientações apresenta conteúdos como leis, políticas e programas voltados para a Educação municipal; fontes de financiamento e transferências de recursos federais; articulações com a sociedade civil; regime de colaboração com os entes federados e instrumentos de gestão participativa, administrativa, orçamentária, da informação e pedagógica.

O Folheto Excelência na Gestão, por sua vez, contém, de forma didática, informações sobre como todo o material deve ser utilizado.

Os materiais também estão disponíveis em formado digital.

Para baixar o folheto, clique aqui.

Para baixar a agenda, clique aqui.

Para baixar o caderno, clique aqui.

Todos Pela Educação