Ivo Gomes anuncia datas do novo calendário letivo

As aulas do ano letivo de 2012 vão encerrar com dois meses de antecedência. O ano letivo de 2013 terá início no dia 18 de março e acabará em 10 de janeiro de 2014. Férias de julho serão reduzidas para três semanas

O titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Ivo Gomes, anunciou ontem as datas dos novos calendários letivos de 2013 e 2014 das 285 escolas municipais da Capital. Durante a divulgação das alterações, o secretário disse que “2013 será o ano em que mais aulas os alunos da rede pública de Fortaleza terão em toda a sua história”. No lugar das tradicionais 800 horas por ano letivo, como nos últimos anos, os alunos terão pelo menos 1.000 horas de aulas em 2013.

O ano letivo de 2012, que ainda está em vigor, será encerrado no próximo dia 28 de fevereiro, dois meses antes da data prevista originalmente (29 de abril). Com a antecipação, o início do ano letivo de 2013 será em 19 de março e o encerramento ultrapassa este ano, marcado para o dia 10 de janeiro de 2014. No mês de julho, as férias serão reduzidas para três semanas.

A proposta do “Pacto de Responsabilidade Social e Pedagógica Pelos Estudantes da Rede Pública de Fortaleza” é viabilizar a regularização do calendário letivo em relação às redes escolares do Ceará e do resto do Brasil. Assim, em 2014, o ano letivo terá início na primeira segunda-feira útil de fevereiro, no dia 3. “Pela primeira vez em sete anos, teremos um calendário escolar regularizado, com data de início e data de término”, vibrou o secretário.

Para repor o conteúdo dos dois meses de aula suprimidos para os alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental, a SME garantiu uma carga horária ampliada a partir do ano letivo de 2013. Os alunos terão uma hora-aula a mais. O secretário destaca que a intenção da aula-extra é “avançar para a escola do tempo integral, onde os alunos passam pelo menos 7h por dia na escola”. A adesão dos professores deverá ser espontânea, de acordo com Ivo: “Estamos deixando a critério de cada um dos professores. Vão aderir se quiserem. Aqueles que aderirem, vamos pagar extra”.

Na primeira semana do ano letivo de 2013, alunos do 3º ao 5º ano serão submetidos a uma avaliação de leitura e escrita. “Quase a metade das crianças do 3º ao 5º ano não sabe ler nem escrever na rede pública municipal”, reconheceu Ivo. Eles passarão pelo que o secretário chamou de “re-enturmamento”, onde serão divididos em três grupos de acordo com o nível de leitura.

Somente a partir de julho, estudantes do 6º ao 9º ano vão repor os dois meses de aulas perdidos, com três horas diárias de atividades do programa federal Mais Educação. O secretário assegurou que os alunos do 9º ano serão recebidos com “atenção especial” pelo Governo do Ceará, nas escolas estaduais onde vão cursar o 1º ano do Ensino Médio em 2013.

ENTENDA A NOTÍCIA

O pacto foi assinado por entidades como o Conselho Municipal de Educação, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público Estadual e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Mudanças

 

Alterações:

O calendário letivo de 2012, que se encerraria em 29 de abril, acaba no próximo dia 28 de fevereiro. Dois meses foram suprimidos do ano letivo;

O ano letivo de 2013 terá início em 18 de março e se encerrará em 10 de janeiro de 2014. Neste intervalo, os alunos terão férias de somente três semanas no mês de julho;

Para suprir os dois meses que foram reduzidos, os alunos do 1º e do 2º ano passarão a ter uma hora/aula a mais durante todo o ano;

Alunos do 3º ao 5º ano serão submetidos a uma avaliação de leitura e escrita na primeira semana do ano letivo de 2013. Eles serão divididos em três grupos e passarão por um processo de “re-enturmamento”;

Do 6º ao 9º ano, os estudantes terão aulas do programa federal Mais Educação a partir de julho;
Alunos que hoje são do 9º ano receberão atenção especial no 1º ano do Ensino Médio, etapa gerida pelo Governo do Ceará.

Serviço

Professores que desejam tirar dúvidas devem ligar para o Núcleo de Atendimento ao Professor: (85) 3459 5929

Para outras informações, acesse o portal da SME:

www.sme.fortaleza.ce.gov.br

Juliana Diógenes
O Povo

Aulas da rede municipal terão início dia 18 de março, divulga Prefeitura

Foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 18, o calendário escolar 2013 e 2014 da rede pública municipal de ensino pela Prefeitura de Fortaleza.

Durante coletiva, o secretário de Educação, Ivo Gomes, informou que as aulas terão início no próximo dia 18 de março e devem acabar dia 10 de janeiro de 2014.

De acordo com a Prefeitura, em 2014 será a primeira vez nos últimos sete anos que o ano letivo vai começar fevereiro, como acontece na rede pública estadual e na rede privada de ensino. As aulas do ano letivo do próximo ano serão iniciadas no dia 3 de fevereiro.

Ivo Gomes acrescentou que “nunca houve uma ano com carga-horária tão arrojada para os alunos como 2013”.

Ainda segundo a prefeitura, esse ano, ao invés das 800 horas-aula exigidas por lei, os alunos do 1º e 2º anos cumprirão 1.000 (mil) horas-aula, ao passo que os do 6º ao 9º ano terão 1.100 horas, através da universalização do Programa Mais Educação.

Redação O POVO Online