Pós-graduação com certificação internacional

Fazer uma pós-graduação pode ser ainda mais interessante quando o curso oferece certificação internacional. Além de enriquecer a formação pessoal do estudante, agrega valor ao currículo do profissional

Uma pós-graduação, seja lato (MBA, especialização) ou stricto senso (mestrado, doutorado e pós-doutorado), confere um peso para a formação acadêmica e para a vida profissional. Quanto mais se a pós conceder duplo certificado, com direito a reconhecimento internacional. De acordo com Lilian Mascarenhas, diretora de pós-graduação da Fanor Devry, cursos com certificação internacional possibilitam o aluno a ter contato com outras culturas, ainda que o curso seja feito no Brasil, além de adicionar uma certificação estrangeira no currículo, o que permite maior valorização perante o mercado de trabalho.

Para a diretora de pós-graduação da Fanor Devry, “hoje se fala muito da importância de ter no currículo um MBA, porque é um curso, na sua essência, voltado para o mercado. Mas na verdade a diferença dele é que quando se está fazendo o curso, se está em contato com professores e colegas que tem muita experiência”, afirma.

 

Lilian Mascarenhas comenta que promoções e crescimento da remuneração são consequências quase que certas depois de uma pós-graduação: “por isso as pessoas que terminam, tem um aumento salarial ascendendo a cargos. Isso porque a prática profissional dela se torna outra”, explica Lilian Mascarenhas. Conforme a diretora de pós-graduação, o diploma é importante, mas o principal é que haverá valor agregado e abertura de portas durante a pós.

 

Segundo Juliana Castro, consultora da Mrh Gestão, uma pós-graduação ‘agrega ao currículo profissional uma experiência internacional com sólido conteúdo acadêmico, além de possibilitar aos estudantes network com profissionais do país e docente das instituições estrangeiras’, explica. Conforme explicou, as experiências internacionais, sejam por meio de intercâmbio ou aulas com professores de universidades internacionais, são oportunidades de ampliar conhecimento, estabelecer novos contatos e proporcionam uma visão mais abrangente do mundo nos negócios internacionais.

 

Cursos em Fortaleza

 

Na capital, algumas instituições oferecem pós-graduação com dupla certificação. A Fanor Devry trabalha há dois anos com pós que oferece, além das disciplinas, oficinas de excel e de comunicação e um programa de coaching, onde se tem seis encontros para desenvolver um plano de gerenciamento profissional. Os cursos de pós-graduação tem 460 horas, sendo seis módulos de 50 horas. Segundo Lilian Mascarenhas, diretora de pós-graduação da Fanor Devry, a matriz dos cursos foram desenvolvidas em cima de competências, atribuições que profissionais devem ter na formação. É possível fazer o dual degree, onde o aluno estuda de 12 a 16 meses no exterior e ao retornar obtém dupla certificação.

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio da Mrh Gestão, oferece MBA em diversas áreas, onde o aluno pode cursar o módulo internacional e ao fim receber, além do certificado nacional, o diploma internacional.

 

 

“Resultados

Depois de algum tempo, você será cobrado pelos resultados, não pela beleza. Até consegue conquistar os primeiros lugares da fila, mas isso arrefece (Kleber Leite)”

 

“Portas

A pós-graduação agrega ao currículo profissional uma experiência diferente, internacional. Além de um sólido conteúdo acadêmico”

Jefferson Oliveira

O Povo