Partidos homologam alianças e suas chapas proporcionais

Roberto Cláudio e Elmano de Freitas, ontem, participaram de eventos dos partidos que são seus aliados

O PSDC realizou convenção ontem, no Ginásio Poliesportivo da Parangaba. O evento foi para fechar o apoio ao candidato do PSB, deputado Roberto Cláudio, em uma aliança formada por 12 partidos. Roberto Cláudio compareceu à convenção e destacou as principais metas para a cidade. Para a chapa proporcional, o PSDC se uniu ao PSD que disputa pela primeira vez uma eleição. O Partido foi oficialmente fundado recentemente e tem como seu principal líder o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Como o PSDC, o PSD também apoia a candidatura de Roberto Cláudio.

De acordo com o deputado Ely Aguiar, presidente estadual do PSDC, o partido resolveu apoiar a candidatura de Roberto Cláudio por entender que ele representa a melhor proposta para Fortaleza, alegando que o socialista vem mostrando isso como presidente da Assembleia Legislativa cearense.

Além disso, Ely Aguiar ressalta que Roberto Cláudio tem o apoio do governador do Estado, Cid Gomes, e que essa parceria renderá bons frutos, diferentemente da aliança construída entre o PSB e o PT. Na avaliação do parlamentar, Cid Gomes já tentou garantir grandes avanços para a cidade, mas a prefeita Luizianne Lins não permitiu, citando como exemplo o estaleiro.

Soluções

De acordo com Ely Aguiar, em seu discurso, Roberto Cláudio disse que Fortaleza precisa de um administrador que apresente soluções para a mobilidade urbana, saúde, dentre outras áreas. O candidato prometeu investir no atendimento à família, na construção de creches e postos de saúde que funcionem 24 horas.

De acordo com o presidente municipal do PSDC, Giordanny Conrado, um dos motivos para apoiar a candidatura do presidente da Assembleia é a promessa em beneficiar a família fortalezense que é uma bandeira do PSDC. Ele aponta que seu partido conhece Roberto Cláudio e tem uma aproximação com o candidato.

Sobre as melhoria para a Capital cearense, Conrado assegura que Roberto Cláudio está preparado para administrar Fortaleza e que garantirá uma gestão diferente para áreas como saúde, educação e mobilidade urbana, destacando também a parceria que a administração de Roberto Cláudio terá com o Governo do Estado.

Para a disputa à Câmara dos Vereadores de Fortaleza, o PSDC apostou em uma aliança com o PSD. Eles formaram chapa completa com 86 candidatos, sendo 84 filiados ao PSDC e apenas dois do PSD. Conforme Conrado, a expectativa é eleger até três vereadores. Os candidatos tiveram a oportunidade, durante a convenção, de subir ao palco e se apresentarem.

PSL e PRP

Outras convenções realizadas na manhã de ontem foram a do PSL e PRP. Os filiados do PSL apenas homologaram a coligação majoritária com o PSB e os seus demais aliados, patrocinadores da candidatura de Roberto Cláudio à Prefeitura de Fortaleza e sua chapa de candidatos à Câmara Municipal.

Roberto Cláudio também visitou a convenção do PSL e agradeceu o apoio à sua candidatura, prometendo, se for eleito, fazer um governo de parceria com todos os partidos aliados. A candidatura de Roberto Cláudio foi oficialmente homologada no último sábado.

A convenção do PRP homologou a coligação majoritária com o PT, em apoio ao candidato Elmano de Freitas para prefeito. Elmano prestigiou o evento e também agradeceu o apoio. O candidato do PT vai oficialmente ter o seu nome homologado na convenção do próximo sábado, dia 30 de junho.

O PSL tem dois vereadores na Capital, José do Carmo, presidente estadual da sigla, e Leda Moreira. Leda é irmã do deputado estadual Augustinho Moreira, que é do Partido Verde e faltou à convenção pró-Elmano de sua legenda, realizada sábado, para ir à convenção do PSB.

Ao Diário do Nordeste, Augustinho disse que, embora o PV esteja aliado a Elmano, ele votará, junto com sua irmã vereadora, em Roberto Cláudio, candidato do Governo que ele costuma criticar na Assembleia Legislativa. “Não vamos ficar contra a Luizianne, mas queremos aperfeiçoar o que ela deixou”.

Já o PRP tem uma representante na Assembleia, a deputada Bethrose. Elmano de Freitas compareceu à convenção do partido e, em discurso, afirmou que nesta segunda-feira o Hospital da Mulher, promessa da primeira campanha de Luizianne Lins à Prefeitura, em 2004, começará a agendar consultas por meio de telefonemas. Com a entrada do PRP, a coligação de Elmano conta, por enquanto, com quatro agremiações além do PT: PV, PTN, PSC e PT do B. Parte do PTC também está com ele.

Diário do Nordeste