Salários de servidores permanecem atrasados em 42 municípios

Relatório divulgado pela Federação de Servidores aponta que as novas gestões ainda não conseguiram pagar, em alguns casos, novembro, dezembro e 13°

Ainda há salários atrasados em prefeituras do Interior. Segundo relatório divulgado ontem pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), servidores de pelo menos 42 prefeituras estão enfrentando dificuldades em receber vencimentos. A listagem foi feita a partir dos sindicatos da categoria nesses municípios entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro deste ano.

 

Entre as gestões, 25 cidades devem a seus profissionais o mês de dezembro. Outros seis municípios precisam pagar, além de dezembro, também o 13° salário. Os meses de novembro e dezembro ainda não foram quitados em quatro cidades. Dois municípios já teriam falhado no pagamento de janeiro.

 

Os casos mais graves seriam de Coreaú e Pacajus, em que todos os profissionais ainda têm de receber os meses de novembro, dezembro e o 13° salário. O 13° foi negado para trabalhadores em 10 cidades ao todo.

 

A Federação deve encaminhar a denúncia hoje, 6, à Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) e um pedido de audiência com procuradores do órgão.

 

O consultor econômico da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Irineu Carvalho, afirma que houve um descompasso entre crescimento das receitas e aumento das despesas ao longo de 2012. Segundo ele, há incremento, por exemplo, de 3% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) enquanto o salário mínimo cresce 14%.

 

A solução é parcelar os vencimentos: pagar as folhas atuais e renegociar os atrasos. Nesse esquema, servidores teriam de esperar cerca de quatro meses por salários.

 

Por quê

 

ENTENDA A NOTÍCIA

 

O quadro se agravou muito nos últimos meses do ano passado e, até agora, as novas gestões colhem frutos das administrações passadas. Prefeituras alegam diminuição de repasses de fundos como o FPM.

 

Multimídia

 

Confira lista dos municípios com salários atrasados emwww.opovo.com.br

 

Alan Santiagoalan@opovo.com.br