Exonerados, secretários continuam no processo de matrícula

Algumas escolas contaram com extensa fila de pais para matrícula dos alunos novatos na rede municipal. Mesmo exonerados, secretários escolares continuaram a atuar nas escolas até definição sobre seleção pública

As matrículas dos alunos novatos na rede municipal de ensino ocorre até o fim desta semana, mas como é de costume, algumas unidades receberam longas filas de pais que queriam garantir a vaga na escola mais perto de casa.

 

Nas unidades, o trabalho do secretário escolar é requerido intensamente durante o período de matrícula e antes dele. No entanto, os profissionais que ocupam esse cargo faziam parte do grupo de comissionados exonerados em janeiro pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Um secretário escolar, que preferiu ter o nome preservado, explicou que, mesmo exonerado, continua trabalhando na escola, cumprindo a mesma função. “A escola não pode parar, hoje (ontem) começaram as matrículas. Estou emitindo histórico escolar, mas não estou nomeado para essa função. A gente está exercendo de forma irregular”, explicou, lembrando que esse período é de muita procura por declarações e históricos escolares.

 

Segundo ele, a espera é de que seja realocado como agente administrativo, função original, assim que a seleção para novos secretários seja realizada.

 

A assessoria de imprensa da SME informou que a situação oficial é de que os exonerados continuarão no cargo, trabalhando normalmente, até que uma seleção seja realizada. Não foi informada previsão de data para isso acontecer.

 

Segundo Gardênia Baima, secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Ceará (Sindiute), a situação é de instabilidade para os servidores. “Eles foram orientados a continuar na escola, estão assinando documentos pela escola, mesmo exonerados. Foi dito que seriam reconduzidos, mas quando? E receberão a gratificação do mês anterior, em que estão trabalhado?”, comenta Gardênia. A situação seria discutida em reunião com o secretário Ivo Gomes no fim da tarde de ontem.

 

Espera

 

Na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Waldemar Barroso, na Serrinha, pais chegaram na noite de domingo e fizeram fila pelas vagas da escola, segundo pessoas que esperavam o atendimento no primeiro dia de matrícula.

 

Fabíola Garcia chegou à calçada da escola pouco depois das cinco horas da manhã para matricular o filho de 12 anos. Com banquinho a tiracolo, ela comentou que, mesmo com a quantidade de pessoas, o atendimento estava sendo rápido.

 

Com ficha de atendimento nas mãos, Juscelino Severiano Bastos esperava para matricular o filho Luan Rodrigues na escola. Outros dois filhos dele também estudaram na unidade, que ele indicou ser boa. “Eu cheguei já era mais de 8 horas, mas o atendimento está muito bom”, opinou.

 

Maria do Socorro da Costa tinha a declaração da escola antiga da filha para conseguir realizar a matrícula na nova unidade, na Serrinha. Segundo ela, não houve dificuldades para conseguir o documento. O histórico viria depois para complementar a documentação na nova escola que a filha estudará em 2013.

 

ENTENDA A NOTÍCIA

 

As matrículas de novos alunos na rede municipal acontece essa semana. Pais continuam a formar filas e dormir na porta das escolas para matricularem os filhos. Mesmo exonerados, secretários escolares continuam ajudando no processo de matrícula.

 

Saiba mais

 

Vagas distribuídas da rede municipal de ensino:

Creche: 3.321 vagasPré-Escola: 4.428 vagas

Fundamental I: 26.566 vagas

Fundamental II: 15.497 vagas

Documentação necessária para os alunos novatos:

Certidão de nascimento, documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem), três fotos 3×4 e, caso a família seja beneficiária do Bolsa Família, o Cartão de Identificação Social do responsável legal (NIS).

Fardamento escolar e carteira estudantil podem ser solicitados pelos estudantes no processo de matrícula.

 

Visita da primeira-dama:

A primeira-dama da Capital, Carol Bezerra, está visitando os Centros de Educação Infantil (CEI) desde a semana passada.

Os CEIs recebem crianças até cinco anos. O objetivo da visita é “elaborar um diagnóstico sobre a situação de cada unidade, adequando os espaços às exigências do Ministério da Educação (MEC)”, informou a Prefeitura de Fortaleza

 

Matrícula de alunos novatos:

Até dia 8 de fevereiro (sexta-feira);

De 14 a 15 de fevereiro será realizada a segunda chamada.
FONTE: Secretaria Municipal de Educação.

Samaisa dos Anjossamaisa@opovo.com.br
O Povo