Plataforma virtual apoiará gestão de novos dirigentes

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou na noite desta quarta-feira, 30, em Brasília, do lançamento da plataforma Conviva Educação, ambiente virtual gratuito idealizado para apoiar a gestão das secretarias municipais de educação de todo o país, especialmente nesse início de gestão dos novos prefeitos.

Mercadante destacou a importância para os municípios da tecnologia da informação na área educacional: “A troca de experiências é fundamental na construção de uma cultura de compartilhamento entre os municípios” (foto: Letícia Verdi/MEC)A iniciativa resulta de parceria inédita entre um grupo de 11 institutos e fundações, com gestão da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) na divulgação e mobilização nos municípios.

O ministro destacou que a tecnologia da informação é uma das grandes ferramentas para aperfeiçoar a educação em todos os níveis. “A troca de experiências é fundamental na construção de uma cultura de compartilhamento entre os municípios”, afirmou Mercadante.

A presidente do Consed, Maria Nilene Costa, pediu aos secretários de todos os estados que apoiem a iniciativa.

O uso do ambiente virtual terá impacto na gestão da educação municipal, com reflexos na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos. O investimento inicial do projeto é de R$ 4 milhões.

O Conviva Educação oferece recursos multimídia destinados a auxiliar os dirigentes municipais de educação e respectivas equipes na realização de atividades. O trabalho ganhará eficiência e segurança e permitirá uma gestão estratégica.

O ambiente virtual é alimentado periodicamente com informações coletadas diretamente de fontes oficiais. É o caso de temas como demanda e calendário escolares, gestão orçamentária, alimentação, transporte e suprimentos, entre outros, em que o MEC cumpre papel essencial na elaboração das informações.

Mais de 300 municípios já estão cadastrados no portal, informou a presidente da Undime, Cleuza Repulho. A diretora-executiva do movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, destacou que as organizações sociais estão cada vez mais integradas nas políticas públicas de educação.

A plataforma une, pela primeira vez, ferramentas de gestão, formação e troca de experiências fundamentais para o êxito nas redes públicas de ensino. Por meio do Conviva Educação, os participantes podem promover debates e contar com um espaço para divulgação de práticas bem-sucedidas e compartilhamento de experiências.

Paula Filizola

MEC