INSS paga 13º para quem ganha acima do Mínimo

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a pagar ontem a segunda parcela do 13º salário para os segurados que recebem remuneração acima do mínimo (R$ 622). Os primeiros a receber serão os aposentados e pensionistas que possuem cartão com final 1 e 6, desconsiderando o dígito.

Todos os segurados que ganham acima do mínimo vão receber os recursos até sexta-feira, de acordo com o calendário de pagamento da Previdência Social. O INSS diz que na folha de novembro serão gastos R$ 11,7 bilhões para o pagamento de décimo terceiro. Ao todo, 25,8 milhões de benefícios receberão a parcela do abono natalino.

Na segunda parcela do 13º, os segurados do INSS recebem o dinheiro com o desconto do Imposto de Renda. O desconto do Fisco é calculado considerando o valor total do 13º, já que a primeira parcela, paga com o benefício de agosto, não chegou com desconto do IR.

Aposentados com mais de 65 anos de idade pagam menos Imposto de Renda. No caso de quem se aposentou neste ano e recebe um auxílio-doença, o INSS calcula o benefício de forma proporcional, considerando os meses de recebimento do benefício neste ano. Quem se aposentou a partir da segunda quinzena de agosto não conseguiu ter o adiantamento.

Diário do Nordeste