Maior policiamento nas escolas aumenta rendimento dos alunos

Para especialista, no entanto, ainda não é possível associar notas com projeto de patrulhamento

<br />
Policiamento em escola estadual no Catete<br />
Foto: Gustavo Stephan / O Globo

Policiamento em escola estadual no CateteGUSTAVO STEPHAN / O GLOBO

RIO – RIO – Iniciativa que gerou polêmica ao ser lançada em maio deste ano, a presença de policiais militares armados dentro das escolas estaduais estaria tendo efeitos positivos no rendimento e na assiduidade dos alunos, segundo a Secretaria de Educação. Um levantamento feito pelo órgão mostra que 57% das unidades que foram contempladas com o patrulhamento apresentaram melhoria, entre o primeiro e o terceiro bimestres, nas notas de português em testes de avaliação da rede. Em matemática, porém, a situação permaneceu praticamente estável: 93% dos colégios apenas mantiveram a nota no período. O índice de presença de estudantes nos exames — que não são obrigatórios, mas servem para avaliar a qualidade do ensino — cresceu de 70,2% para 74,9%.

O levantamento analisou 61 escolas que aderiram ao Programa Estadual de Integração da Segurança (Proeis) desde seu início. O projeto atualmente está em 140 unidades. Os PMs trabalham fardados, mas recebem uma gratificação para atuar na folga. Em português, além dos 57% de colégios que tiveram melhoria, 38% ficaram estáveis e 5% pioraram o desempenho. Em matemática, além dos 93% estáveis, 3% evoluíram e 4% diminuíram.

Com seis meses de projeto, há registros até de prisão e de apreensão de drogas. No Colégio Amaro Cavalcanti, no Catete, um jovem foi detido com drogas na mochila após uma solicitação da direção, que recebeu uma denúncia por e-mail.

Professora da Faculdade de Educação da UFF e autora de uma pesquisa sobre violência nas escolas, Marília Arreguy acredita que ainda não é possível fazer uma relação entre o rendimento e a presença dos PMs, que ela não considera positiva:

— Quando há um policial na escola, parece que a lei da palavra do professor não está funcionando.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/maior-policiamento-nas-escolas-aumenta-rendimento-dos-alunos-6724837#ixzz2CCy2C500
© 1996 – 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.