Vacinação contra Influenza é incluída no calendário escolar de Fortaleza

Audízio Oliveira (PTN) foi o propositor da matéria – Foto: Genilson de Lima

As crianças de 6 meses a 5 anos de idade, matriculadas nas unidades escolares do Município de Fortaleza, poderão contar com a vacina anual da gripe. A medida, proposta pelo então vereador Audízio Oliveira (PTN), por meio do projeto de lei nº 63/2010, institui e inclui a ação no calendário escolar, com o objetivo de prevenir infecções respiratória agudas em crianças menores de cinco anos. “As crianças tem papel fundamental na disseminação do vírus influenza como também podem apresentar morbidade significativa associada à sua infecção”, apontou.

Aprovada pelo plenário da Câmara de Fortaleza e promulgada no Diário Oficial do dia 13 de agosto sob a Lei nº 9.921/2012, a medida deve ser implementada a partir do próximo calendário escolar. A data será estabelecida pelas as autoridades de saúde, levando em consideração o melhor período para a eficácia da vacina.

“O uso da vacina inativada contra influenza em crianças nesta faixa etária tem se mostrado seguro e com eficácia aceitável”, apontou Audízio Oliveira na justificativa da proposta. A vacinação de crianças nesta faixa, como coloca o projeto, também é recomendada pelo departamento de infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Associação Brasileira de Imunizações. A matéria teve como relator o vereador Ronivaldo Maia (PT) na Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania.

CMFOR