Ações extracurriculares mudam rotina em escola

Crianças e adolescentes ocupam o tempo fora da escola com cursos de artes e esportes no bairro Caça e Pesca

Sâmia D´Ávila Oliveira tem 12 anos. Na sua rotina, além das aulas convencionais, ela também ajuda a tia, com quem mora no momento, nas tarefas domésticas. Depois da implantação dos cursos de artes e esportes pela Associação Novos Líderes Ceará na escola em que Sâmia estuda, a Frei Tito de Alencar Lima, no bairro Caça e Pesca, ela passou a ter mais motivação e descobriu uma de suas vocações: a dança.


Entre os programas da Associação Novos Líderes Ceará, está o Esportivo Cultural, que ministra aulas de surfe, dança, capoeira, banda de fanfarra e música para 125 alunos. O esporte ajuda a melhorar a disciplina Foto: Edilene Vasconcellos

Assim como Sâmia, outras 150 crianças e adolescentes tiveram oportunidade de ocupar o seu tempo fora das salas de aula de forma saudável, desde o início da parceria da escola com a Associação Novos Líderes Ceará, há dois anos.

Dentre os programas, o Esportivo Cultural ministra aulas de dança, capoeira, banda de fanfarra, surfe e música, duas vezes por semana, para cerca de 125 alunos. Já no Programa Mais Educação, uma média de 60 alunos está envolvida, diariamente, em atividades de teatro, rádio escolar, ciências, recreação e leitura. No Programa Escola Aberta, cerca de 150 pessoas, entre alunos e comunidade, participam, aos sábados, da contação de histórias, oficinas de bijuterias e artesanato, aulas de futsal, capoeira e balé.

Mesmo com o sol forte das 9h, nas segundas e quartas-feiras, a turma que faz aulas de surfe se encontra na Praia do Caça e Pesca para aprender o esporte com o instrutor Reginaldo Cabral que, antes de trabalhar na Associação Novo Líderes Ceará, já dava aulas como voluntário para as crianças do bairro.

Para o professor, o principal aprendizado vai além do esporte. “É difícil encontrar quem não queira aprender surfe, até mesmo entre os adultos. Mas, entre o desejo e o concretizar, leva-se muito tempo. É preciso ter muita perseverança, porque as quedas vão acontecer, mas você não pode desistir. Isso serve para a vida”, destaca. Em meio aos benefícios das aulas, está a disciplina e a melhoria do rendimento na escola. “Já repeti de ano, mas noto que, depois que comecei a surfar, consigo me concentrar e também tenho um estímulo a mais para acordar cedo e aproveitar o dia”, relata Elisabete da Silva, 15 anos.

Para a coordenadora da Associação Novos Líderes, Mara Nóbrega, o trabalho é muito gratificante. “Nesses dois anos, já vejo resultados, principalmente entre as crianças que, antes, se comunicavam pouco e, hoje, já estão integradas nos grupos”. Outro benefício importante dos cursos é a aproximação da família e escola.

Histórico

A Associação Novos Líderes Ceará foi fundada em outubro de 2010 e estabeleceu, há dois anos, parceria com a Escola Frei Tito de Alencar Lima, em que atua nos segmentos de apoio pedagógico, gestão escolar, comunidade e infraestrutura. O objetivo é estimular o envolvimento de professores, alunos, familiares e comunidade no desenvolvimento de ações complementares às atividades curriculares.

Diário do Nordeste