O papel do professor

O papel do professor, profissão responsável pela transmissão do conhecimento que origina quase todas as outras profissões integrantes da sociedade, é essencial para a orientação e formação de bons profissionais e, além de ser uma das mais antigas profissões, está presente em todas as fases da educação, desde o ensino fundamental ao superior.

Na Idade Antiga, a função do professor já existia, principalmente entre os grandes filósofos, como Sócrates, que dividia seu conhecimento em praças públicas sem cobrar nada de seus espectadores. Até grandes pensadores da história possuíam mestres e professores. Platão, por exemplo, foi professor de Aristóteles, que por sua vez foi preceptor de Alexandre, o Grande.

A atual desvalorização do professor brasileiro é uma das grandes falhas da Educação, pois condições de trabalho precárias afastam profissionais qualificados e, consequentemente, não haverá a devida orientação a futuros cidadãos, inclusive futuros professores, isso gera desequilíbrio em diversos fatores, como a Economia.

Ao investir na melhoria da infraestrutura das escolas, o governo criará um ambiente de trabalho adequado para os professores, além de estimular a formação de novos educadores bem remunerados e dotados, não apenas de conhecimento empírico, mas também de conhecimento científico sobre sua área.

Breno de Lacerda Carvalho

3º ano do Ensino Médio Lourenço Filho

O Povo