Machadinho propõe capacitaçã de profissionais e equipamentos para o ensino de alunos com deficiência

Vereador Machadinho Neto (DEM) é o autor do Projeto – Foto: Evilázio Bezerra

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de lei n° 0066/2008, que dispõe sobre a capacitação dos profissionais dos equipamentos para o ensino de alunos com deficiência visual grave nas escolas do município de Fortaleza. A proposição é de autoria do vereador Machadinho Neto (DEM).

O projeto estabelece que a Secretaria Municipal de Educação deverá garantir o acesso à educação com a utilização do método Braille, para todos os alunos com deficiência visual severa, no processo ensino e aprendizagem, desde a educação infantil até os níveis mais elevados do sistema educacional do Município, através da capacitação dos educadores e da disponibilização de material didático.

Como forma de obter os recursos necessários para o cumprimento da presente lei, o vereador sugere que o Poder Público Municipal poderá firmar acordos e convênios, com órgãos e entidades, públicos ou privados, no Brasil ou exterior.

“Os alunos com deficiência visual enfrentam historicamente sérios problemas para que sejam inseridos na sociedade e para que possam seguir um currículo escolar. As entidades e organizações não governamentais que trabalham com esta problemática não têm condições de oferecer um dos maiores incentivos par que os alunos com cegueira possam seguir um ensino regular”, afirmou Machadinho.

CMFOR