Seduc promove oficina de elaboração de itens

A oficina de elaboração de itens para mais de 400 professores da rede pública do Estado começou na noite de ontem, no Ponta Mar Hotel, com o pronunciamento o secretário adjunto, Maurício Holanda Maia, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Para ele, a iniciativa é fundamental na formação do professor, pois contribui para aumentar a qualidade do trabalho desenvolvido em sala de aula.

Também destacou-se na programação da noite de ontem a palestra proferida pelo gerente da Avalia Educacional, o educador Renato Júdice de Andrade. A Avalia é a instituição contratada pela Seduc para selecionar os itens que irão compor o Banco Estadual de Itens (BEI), que poderão ser utilizados também no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Mais aplicação de exames no aluno permite, sobretudo, a avaliação das escolas, observou o palestrante.

O Ceará vem se tornando referência na educação nacional. Na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foi apontado como o melhor Estado do Nordeste, superando o resultado esperado pelo Ministério da Educação.

A coordenadora de Avaliação e Acompanhamento da Educação da Secretaria, Betânia Maria Gomes Raquel, lembrou que a elaboração de itens requer uma formação prévia dos professores, e que essas oficinas promovem ainda análise pedagógica. É um trabalho que avaliação de larga escala e possibilita a criação de uma matriz de referência, mas não elege conteúdos para as escolas, registrou.

Spaece caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

Parâmetros

Realizada de forma censitária e universal, a avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da rede pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e os Referenciais Curriculares Básicos da Seduc.

Diário do Nordeste