Ceará é carente de estrutura e educação

SARA OLIVEIRA
saraoliveira@oestadoce.com.br

“Não existe uma casa sem uma bicicleta estacionada na calçada”. É claro que esta afirmação não refere-se ao Ceará, onde, em três meses, foram vendidos 21 mil automóveis. Para que utilizasse a bicicleta como meio de transporte, soubesse o horário exato do ônibus ou presenciasse ações de real respeito ao pedestre, a estudante cearense, Carolina Absil, precisou morar na Holanda. Amanhã, no Dia Mundial sem Carro, passeios ciclísticos tentarão reforçar o significado da data, em Fortaleza, mesmo que ainda faltem educação e estrutura para que o uso excessivo do veículo seja combatido.

A intenção é que, por pelo menos um dia, as pessoas optem por transportes, que não poluam o meio ambiente, além de incentivar a melhoria da mobilidade urbana e a não dependência do para-brisa. Em 2011, a adesão não aconteceu, justificada pelo desconforto e demora dos veículos de transporte público. Os ciclistas, cada vez em maior número, na Capital, ainda reclamam das poucas ciclovias e aguardam promessas do poder público de investimentos na infraestrutura para transportes não motorizados.

Mais carros sendo comprados, 7.068 apenas, em agosto, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-CE), mais monóxido de carbono emitido e o primeiro Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV) do Ceará só deverá estar pronto em dois anos. Faltam ainda, educação, gentileza e consciência. “Os motoristas brasileiros precisavam, na verdade, começar tudo do início, aprender que um carro é maior e mais potente do que uma bicicleta ou pedestre e, portanto, merece preferência”, opinou Carolina.

BICICLETAS NO FUTURO?
Uma das diretrizes da Política de Mobilidade Urbana, a prioridade do transporte público e ciclovias acontece, na Capital, porém, após anos de espera. De acordo com informações do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), após a conclusão de duas obras, a Cidade deverá ter 95 km de ciclovias, além de bicicletários em Terminais de Integração. O Plano Cicloviário, que deve apresentar condições de segurança, rotas diretas, coerência, conforto e atratividade aos ciclistas ainda está em fase de licitação para posterior elaboração.

“Saúde, pernas grossas e melhor condição respiratória. A bicicleta é o esporte praticado, de graça, no caminho da escola ou trabalho. É o processo de conscientização de uma atividade esportiva junto com o pacote custo-benefício”, afirmou Carolina. Na Holanda, conforme ela, o transporte público é bom, porém, caro, o que intensifica o uso de veículo não motorizado. Quando questionada sobre a possível utilização do transporte público holandês, na Capital, a estudante, conhecedora da Cidade, afirmou: “Seria incrível, algo surrealista. Pegar um metrô na avenida Bezerra de Menezes e fazer uma linha até a Praia do Futuro. Gostaria de presenciar este dia”.

EMISSÃO DE GASES
No Ceará, apenas um programa trabalha no sentido de controlar a emissão de gases poluentes veicular. O Fumaça Negra, executado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), existente desde 1990, fiscaliza, através de quatro blitze semanais, veículos movidos a diesel. Em 2012, foram 14.537 veículos vistoriados e 554 autuados. De acordo com o coordenador do programa, Francisco Oliveira, o Estado deverá ter, em cerca de dois anos, o PCPV, que medirá a emissão de gases provenientes também de carros particulares.

Hoje, veículos a diesel, que apresentem excesso de fumaça, ocasionada por fatores como forma de condução, manutenção do veículo ou tentativas de dar mais potência ao carro, podem receber multas que variam entre R$ 1.239,33 E R$ 4.957,33. “Já melhorou muito. No início do programa, 34,5% dos veículos vistoriados estavam fora dos padrões; hoje, este número é menor do que 5%”, considerou Francisco Oliveira.

SERVIÇO
5ª Pedala Fortaleza

Data: 22/9, às 16 horas
Local: Concentração na Praia de Iracema, em frente à Iracema Guardiã
Passeio ciclístico SER VI
Data: 22/9, às 16 horas
Local: Concentração na avenida Iracema, no Conjunto Palmeiras