Audiência Pública debate empréstimo consignado de servidores municipais

Vereadora Toinha Rocha (PSOL) foi a propositora da audiência pública – Foto: Genilson de Lima

A Câmara Municipal realiza nesta segunda-feira, 10, audiência pública para debater empréstimos consignados contraídos por servidores municipais junto ao Banco BMG. O debate, proposto pela vereadora Toinha Rocha (PSOL), acontece no Auditório Ademar Arruda, a partir das 14h30. A Prefeitura de Fortaleza divulgou nota em que informa a abertura de investigação sobre os referidos empréstimos.

A parlamentar informou que a audiência pública será realizada com o objetivo de esclarecer as denúncias de que irregularidades estão sendo cometidas pelo BMG e uma suposta omissão da Prefeitura de Fortaleza, em prejuízo dos servidores municipais que contraíram empréstimos consignados.

Na justificativa do requerimento, a vereadora Toinha, ainda ressaltou o número de servidores que procuraram o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza – SINDIFORT para relatar problemas com empréstimos contraídos junto ao banco. “Foram mais de 50 servidores que denunciaram, além dos juros abusivos, o refinanciamento do saldo devedor, sem ao menos comunicar ou pedir autorização. Trata-se de uma situação grave, que merece ser debatida com a população”, frisou.

Em nota divulgada no último dia 14 de agosto , a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Administração do Município (SAM), esclarece que abriu um processo administrativo para a apuração das denúncias de irregularidade sobre os contratos de consignação junto ao BMG, à época publicadas pela imprensa, e determinou a suspensão de novas averbações de prestações do referido banco até a conclusão das investigações.

CMFOR