Apenas sete em cada 10 alunos completam o ano

Reprovação e evasão escolar são alguns dos principais entraves para o Rio Grande do Sul atingir suas metas de qualidade no ensino.

Fonte: Zero Hora (RS)

O desempenho constrangedor do Rio Grande do Sul no mais recente Índice de Desenvolvimento da Educação básica (Ideb) é provocado por um curioso contraste: os gaúchos estão entre os melhores do país nas avaliações de português e matemática, mas se encontram entre os piores no ranking das taxas de aprovação Escolar. Como o Ideb é calculado com base nesses indicadores, o elevado número de Alunos que não consegue passar de ano é um dos principais entraves para o Estado atingir suas metas de qualidade no Ensino.

Uma análise dos números que compõem o Ideb demonstra que a reprovação e a evasão fazem com que apenas sete em cada 10 estudantes do Ensino médio consigam completar o ano. O problema é ainda mais grave na rede estadual, e acima de tudo no 1º ano: pouco mais da metade dos Alunos passa de ano nessa série. Isso faz com que o Rio Grande do Sul tenha a menor taxa de aprovação de todo o país nesse nível de seriação.

O fenômeno se repete nos colégios privados, embora em patamar distante dos públicos. Entre os Alunos do sistema particular, 91,5% passam de ano no Ensino médio – sexto pior desempenho na comparação com os demais Estados brasileiros. No Paraná, primeiro colocado, 95,5% dos matriculados conseguem passar.

Para a doutora em Educação e Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Elizabeth Krahe, um dos fatores que podem explicar esse fenômeno é o maior rigor rio-grandense na avaliação dos Alunos.

– O Professor tem de adequar seus conteúdos à realidade do Aluno. Não estou dizendo para baixar o nível, mas ensinar física ou matemática, por exemplo, de maneira que isso faça sentido para o estudante. E fazer avaliações dessas disciplinas que também façam sentido para o Aluno – observa a especialista.

Como resultado, o desempenho geral dos gaúchos – que poderia ser favorecido pelo boa performance em português e matemática – acaba comprometido na comparação com os outros Estados. No somatório das redes pública e privada, os gaúchos ficam na 10ª posição do país nas duas disciplinas na séries iniciais, mas vão melhorando a colocação com o passar dos anos. Nos anos finais do Fundamental, sobem para o 4º lugar, e, no Ensino médio, alcançam a melhor nota do país em matemática.

Estado investe em cursos de formação para Educadores
O secretário estadual da Educação, Jose Clovis Azevedo, afirma que desde o ano passado o Estado vem investindo em cursos de formação para os Educadores a fim de mudar a cultura Escolar que tolera altos índices de reprovação e evasão.

– A questão-chave é que os projetos pedagógicos geralmente não consideram a diversidade dos Alunos. Para que não sejam aprovados automaticamente, temos de estimular o compromisso das Escolas com a aprendizagem. Hoje, é raro ver uma Escola preocupada com seus índices de reprovação – avalia o secretário.

Para Azevedo, o Estado ainda abriga uma forma de pensar que, se um Aluno não passa de ano, é por culpa dele mesmo:
– Temos de entender que a reprovação é a derrota da Educação. Antigamente, dizia-se que o bom Professor é aquele que reprova. Mas, hoje, é o contrário.