UFC é a 18ª melhor do Brasil

O ranking faz parte de estudo realizado pelo Instituto Datafolha. Qualidade de pesquisa e ensino foi um dos itens avaliados

Sara Rebeca Aguiar

Um dos itens avaliados no estudo foi a qualidade das pesquisas desenvolvidas nas universidades. UFC é destaque

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a 18ª melhor universidade do Brasil, de acordo com pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Datafolha. A mensuração de dados avaliou qualidade de pesquisa e ensino, impacto dos estudantes egressos no mercado de trabalho e indicador de inovação. Ao todo, participaram 191 universidades. A Universidade de São Paulo (USP) figura como a melhor do País.

Na mesma lista, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) aparece em 53º, a Universidade de Fortaleza (Unifor) em 66º, a Universidade Regional do Cariri (Urca) em 119º e a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) em 154º.

O estudo também produziu listas específicas para cada critério avaliado. No quesito Pesquisa, a UFC se destaca em 12º lugar. Nele, foram levados em consideração, por exemplo, números de publicações científicas e proporção de professores com doutorado.

No critério Ensino, a UFC aparece em 28º. Para se chegar a lista desse critério, o Instituto pediu a 597 pesquisadores ligados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), experientes em docência, que apontassem as 10 instituições brasileiras em sua área do conhecimento.

A UFC se apresenta em 26º lugar, quando vista pelo critério Mercado de Trabalho. Nesse caso, o ordenamento de universidades foi estabelecido a partir da consulta a 1.200 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas que contrataram egressos de algum dos 20 cursos que mais formaram profissionais em 2010.

O fator Inovação pôs a UFC no 31º lugar, a partir da análise da quantidade de pedidos de patentes entre 2001 e 2010.

De acordo com o reitor da UFC, Jesualdo Farias, o bom resultado da universidade na pesquisa Datafolha é resultado dos esforços para fortalecer a pesquisa em todos os níveis de ensino. “Temos contratado mais doutores, modernizado laboratórios, adquirido mais livros. Sabemos que ainda há muito a ser conquistado e estamos nos encaminhando para isso. Penso que daqui a 8, 10 anos estaremos entre as 10 melhores do país”, garante.

Segundo o coordenador da pesquisa, Rogério Meneghini, os resultados podem ajudar o Ministério da Educação (MEC) a orientar, principalmente, o ensino superior privado. “Grande parte delas fazem o mínimo em pesquisa. É preciso melhorar”, diz.

Serviço

A Pesquisa completa do Ranking Universitário Folha (RUF) está disponível no endereço: http://ruf.folha.uol.com.br

ENTENDA A NOTÍCIA

O Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado pelo Instituto Datafolha, divulgou ontem listas de rankings das melhores universidades do País, nos critérios de pesquisa, ensino, mercado de trabalho e inovação científica.

Saiba mais

O ensino superior brasileiro é composto por 2.377 instituições de ensino superior, segundo da dos do Ministério da Educação (MEC). Desses, 85% são faculdades, 8% são universidades, 5,3% são centros tecnológicos e 1,6% são institutos tecnológicos.

Para criar o Ranking Universitário Folha (RUF), o Instituto Datafolha definiu uma metodologia inédita, baseada em rankings internacionais, adaptada ao contexto brasileiro.

Além das 191 universidades, também foram classificadas 41 faculdades e centros universitários.
De acordo com o coordenador da pesquisa, Rogério Meneguini ( também coordenador do programa Scielo de periódicos científicos nacionais), de todas as instituições, aproximadamente 25 universidades fazem pesquisa de fato.

Ranking geral

1 – Universidade de São Paulo (USP)

2 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

3 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

4 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

5 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

6 – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

7 – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

8 – Universidade de Brasília (UnB)

9 – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

10 – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

11 – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

12 – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

13 – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

14 – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

15 – Universidade Federal Fluminense (UFF)

16 – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

17 – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

18 – Universidade Federal do Ceará (UFC)

53 – Universidade Estadual do Ceará (Uece)

66 – Universidade de Fortaleza (Unifor)

119 – Universidade Regional do Cariri (Urca)

154 – Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

aproximadamente 25 universidades fazem pesquisa de fato.

O Povo