Câmara de Fortaleza destinará Grande Expediente ao debate sobre carreira dos professores

Educadores foram acolhidos pelo Presidente Acrísio Sena e vereador Guilherme Sampaio, pres. da comissão de Educação – Foto: Genilson de Lima

Em visita a Câmara Municipal de Fortaleza nesta quinta-feira, 30, o Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Sindicato APEOC) reuniu-se com o presidente do Legislativo, vereador Acrísio Sena (PT), e o presidente da Comissão de Educação, vereador Guilherme Sampaio (PT). O encontro apresentou aos vereadores uma cartilha elaborada pela APEOC, que fala sobre o Fundeb, piso salarial e a carreira do professor de educação básica.

A cartilha, como salientou o presidente da Apeoc, Anízio Melo, vem qualificar o debate em torno de mais recursos para a educação e a valorização dos professores a nível nacional. O dirigente sindical solicitou ainda um espaço na Câmara para a apresentar a luta pela nacionalização da carreira docente e as metas para uma educação de qualidade em todo o Brasil.

A Câmara destinará o tempo do Grande Expediente em sessão plenária ao Sindicato, com data ainda a definir, como assegurou Acrísio Sena. A bancada do Partido dos Trabalhadores realizará ainda sessão solene em comemoração aos 50 anos de fundação da APEOC.

O presidente da Comissão de Educação, Guilherme Sampaio, ressaltou a importância de se debater caminhos para a valorização dos professores. O parlamentar citou a conquista dos educadores com o projeto “Computar do professor”, que surgiu de um indicativo da Câmara em conjunto com a APEOC, beneficiando mais de 9 mil docentes. Guilherme Sampaio atentou para a necessidade de um debate sobre a questão dos salários a nível de Brasil, com foco no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, na garantia da equalização da remuneração dos professores no país.

CMFOR