Sorbonne e PUC lançam mestrado com dupla titulação

A Universidade de Sorbonne e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) vão assinar amanhã um convênio para a realização do “Mestrado Profissional em Economia da Mundialização e Desenvolvimento”. A pós-graduação, com duração de dois anos, começará em 2013 e permitirá dupla titulação, uma pela universidade brasileira e outra pela francesa. “A iniciativa facilitará o acesso de profissionais ao mercado de trabalho internacional”, afirma o coordenador do curso, professor doutor José Nicolau Pompeo.

Segundo o diretor da cadeira das Américas da Sorbonne, Guillermo Hillcoat, estabelecer uma parceria direta com o país faz parte da estratégia de aproximação da instituição com mercados emergentes. Contexto no qual o Brasil se destaca por seu desempenho durante a crise. “Vivemos um momento de mudanças na economia, o que coloca o país em uma posição importante”, explica.

Para Hillcoat, a crise global e a demanda por qualificação profissional no Brasil, tornam o momento oportuno para concretizar esse tipo de projeto de dupla diplomação – além do diploma da PUC, o aluno graduado receberá o certificado de Master 2 Recherche Economie de La Mondialisation, pela Paris I Pathéon Sorbonne.

A Sorbonne já tem esse modelo de mestrado com a Universidade de Fudan, na China. No país, a instituição possui convênio com outras faculdades, mas para intercâmbios de alunos.

O novo mestrado será oferecido uma vez por ano, em São Paulo, com turmas de 35 alunos. O processo seletivo, que começa em outubro, passa por análise de currículo, testes de proficiência e prova escrita. Durante o primeiro ano, as aulas serão ministradas por professores da PUC. Já no segundo ano, 16 professores da Sorbonne ficarão responsáveis pelas turmas, participando, também, da fase de orientação dos trabalhos de conclusão de curso. Metade do programa será em inglês, o que demanda dos candidatos a comprovação de proficiência na língua estrangeira.

“A importância estratégica dessa parceria, para além do intercâmbio cultural e acadêmico, é a formação de um profissional com habilidades diferenciadas, atendendo às demandas de um mercado empresarial globalizado”, diz o reitor da PUC-SP, Dirceu de Mello.

Por Carolina Cortez | De São Paulo

Valor Econômico.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/carreira/2807294/sorbonne-e-puc-lancam-mestrado-com-dupla-titulacao#ixzz254qqzSPb