Protagonismo Infantojuvenil aprova projetos voltados para educação

Encerramento da primeira edição do programa Protagonismo InfantojuvenilTornar obrigatória a disciplina que auxilia o aluno na escolha da profissão que irá seguir. O projeto, apresentado pela estudante do ensino médio Ângela Silva de Souza, foi um dos 25 aprovados no último dia 13, no encerramento da primeira edição do programa Protagonismo Infantojuvenil, da Assembleia Legislativa do Ceará.

O programa contou com a participação de 51 estudantes do Ensino Fundamental (deputados juniores) e 40 deputados do Ensino Médio (deputados jovens), que apresentaram à Casa 91 projetos, entre os de lei e de indicação.

“Todos os projetos que foram aprovados serão entregues à Mesa Diretora da Assembleia para o devido encaminhamento”, explicou o coordenador do Protagonismo Infantojuvenil, Welington Tabosa. Segundo ele, alguns poderão ser aproveitados pelos deputados estaduais. 

Outras propostas que mereceram destaque durante o processo também tratam de melhorias para a educação. Um deles, de autoria da estudante do ensino fundamental Mariene Felipe, dispõe sobre a contratação de profissionais de conhecimentos técnicos na área de inclusão dos alunos com necessidades especiais nas escolas públicas. Também do ensino fundamental, o aluno Mateus Souza Monteiro propõe a implantação do “Projeto Educação para o Trânsito na Escola”.

O Programa Protagonismo Infantojuvenil foi criado por Ato Deliberativo da Mesa Diretora nº. 695/11 da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que  instituiu o “Parlamento Infantojuvenil Cearense” e o “Parlamento Jovem Cearense”. A intenção é possibilitar a vivência do processo democrático, mediante a participação dos estudantes da Região Metropolitana de Fortaleza em uma jornada e/ou mandato parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

O objetivo geral é possibilitar aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede pública e privada cearense a vivência do processo político representativo e legislativo tendo como finalidade o exercício da democracia no desenvolvimento da consciência cidadã.
RW/JU

Al-CE