Fortaleza superou as metas estabelecidas melo MEC em 2011, diz Ronivaldo

Ronivaldo Maia é o líder do Executivo na CMFor – Foto: Genilson de Lima

O líder do Executivo na Câmara Municipal, vereador Ronivaldo Maia (PT), destacou na manhã desta terça-feira, 21, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, que apresenta Fortaleza superando as metas estabelecidas pelo MEC para 2011 e ainda alcançou as metas esperadas para 2013. No 5º ano, o índice atingido foi de 4,2, enquanto o 9º ano ficou com 3,5 pontos. A avaliação coloca Fortaleza como a terceira melhor rede de ensino do Nordeste, entre as capitais.

O vereador ressaltou que o resultado se deve aos investimentos feitos na valorização salarial e capacitação dos professores, que hoje têm a maior remuneração do Nordeste; reestruturação e aumento do parque escolar com a criação de mais de 900 salas de aula; programas de Tempo Integral com 221 escolas e mais de 30 mil alunos; acesso à escola com 11 mil alunos transportados diariamente e informatização da educação municipal, com a criação e implantação de 240 laboratórios de informática com internet banda larga e a doação de 9,1 mil notebooks aos professores municipais.

Ronivaldo ainda informou que a taxa de permanência do aluno durante todo o ano também aumentou consideravelmente. “Em 2005, era de 88,1% e hoje é de 94,1%. Além disso, as taxas de Abandono Escolar foram reduzidas de 11,9% (2005) para 5,9%”, disse o vereador.

Transporte

Ronivaldo Maia ainda destacou que as faixas exclusivas da Av. Bezerra de Meneses estão surtindo bons resultados. Segundo o parlamentar, o tempo de percurso dos ônibus que trafegam naquela via diminuiu 15 minutos. “As faixas exclusivas estão dando certo e ainda vai melhorar. Peço ao cidadão que respeite a faixa”, solicitou o vereador.

CMFOR