Comissão de Educação reúne-se para escolher agraciados com a Medalha Paulo Freire

Guilherme Sampaio preside a Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da CMFor – Foto: Genilson de Lima

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal se reunirá no próximo dia 23 do presente mês para escolher os agraciados, deste ano, com a Medalha Paulo Freire. Esta será a 14ª edição da comenda. A outorga da Medalha será feita no dia 19 de setembro, durante sessão solene.

O prêmio é destinado a pessoas e entidades que se destacam na educação de Fortaleza, escolhidas por uma comissão integrada pela Comissão da Casa Legislativa, representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e movimento estudantil.

Medalha Lauro Maia

Durante a segunda semana do mês de outubro, será a vez da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer se reunir para escolher os agraciados com a Medalha Lauro Maia. A solenidade de entrega da comenda ocorrerá, provavelmente, no dia 22 de novembro, data em que se celebra o Dia da Música.

A Medalha foi instituída pela resolução 1.196/93, a partir de projeto do então vereador Artur Bruno, hoje deputado federal. A comenda homenageia artistas da área da música (em vida ou in memoriam), que tenham se destacado pela produção, apresentação, composições, produções fonográficas e outras atividades musicais que possibilitem a divulgação e consolidação da cultura musical cearense dentro e fora do território do Estado.

A escolha é feita durante uma reunião que conta ainda com a presença da Ordem dos Músicos, do Sindicato dos Músicos, do Centro de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), das Secretarias de Cultura do Município e do Estado, os agraciados do ano anterior e um representante da classe artística escolhido pela Comissão.

Neste ano, o convidado será o pesquisador de música popular brasileira, Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez. Ano passado, os agraciados foram o cantor Raimundo Fagner, o músico Manassés e o curso de música da UFC, que deverão integrar a reunião que escolherá os novos homenageados.