Professoras do Sistema Municipal Público de Ensino participam do Fórum Internacional Software Livre

As professoras do Sistema Municipal Público de Ensino de Fortaleza, Glenilce Maria de Sousa Forte e Liduína Vidal de Almeida, tiveram destacada participação no 13ª Fórum Internacional Software Livre (FISL), que aconteceu de 25 a 28 de julho de 2012, no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre (RS).

Junto ao professor gaúcho, Marcos Silva Vieira, referência na área, Glenice e Liduína compartilharam experiências do uso do Software Livre em suas escolas e as modificações criativas feitas com programas já existentes. Elas afirmam que o Software Livre proporciona a autonomia, colaboração e a criatividade dos alunos e ressaltaram a importância de espaços como o FISL, para a troca de experiência com professores de outras regiões do Brasil.

A professora Liduína, chamada carinhosamente de “vovó do Software Livre”, falou sobre a necessidade de superação da “tecnofobia” – termo que diz respeito à resistência dos professores ao uso das tecnologias na educação. Para ela, imposições e cerceamento não favorecem a aprendizagem e o Software Livre proporciona a liberdade de criação e transformação, autonomia e colaboração.

SME Fortaleza