TV Fortaleza é a primeira emissora de Câmaras Municipais do País a transmitir em sinal aberto e digital

Emissora aproxima ainda mais a população de seus representantes - Foto: Genilson de Lima
Emissora aproxima ainda mais a população de seus representantes – Foto: Genilson de Lima

A TV Fortaleza inicia oficialmente sua transmissão em sinal aberto e digital nesta terça-feira, 14 de agosto, por meio do canal 61.4. A emissora da Câmara Municipal de Fortaleza passa a integrar a Rede Legislativa de TV Digital, configurando-se como a primeira emissora de Câmaras Municipais do País a ser transmitida com a tecnologia. A iniciativa foi uma parceria entre o Legislativo da Capital e Câmara dos Deputados, Senado Federal e Assembleia Legislativa, transmitidas respectivamente pela Rede por meio dos canais 61.1, 61.2 e 61.3.

Os parceiros na empreitada, imprensa e entidades ligadas à comunicação social no Ceará estão convidados e devem prestigiar o importante momento de fortalecimento da democracia no âmbito do Legisalativo Municipal. A emissora da CMFor vem sendo transmitida em sinal aberto e digital, , em caráter de teste pelo canal 61.4, desde o mês de julho deste ano.

A TV Fortaleza têm como mister aproximar o cidadão de seu representante, transmitido ao vivo as sessões plenárias e audiências públicas realizadas na Casa. Sua programação exibe documentários e programas como “É Direito”, “Fique por Dentro”, “Plenário da Cidade” e “Pela Ordem”, que tratam os temas debatidos nas sessões da Casa. A TV Fortaleza conta ainda com o Jornal da Câmara em 1ª e 2ª edição, e dá espaço para a produção artística e para o desenvolvimento humano, por meio dos programas “Câmara Cultural” e “Especial Mulher”.

O Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT), ressaltou o papel da TV Fortaleza em levar à população fortalezense os assuntos pautados pelo Legislativo. “Com essa mudança, a Casa Legislativa entra num patamar de qualidade digital e também assume um caráter mais democrático e republicano, na medida em que facilita o acesso da população ao Legislativo”, frisou.

O Coordenador Geral de Comunicação da Casa, Edvaldo Filho, ressaltou o pioneirismo da TV e enalteceu a parceria com a Câmara dos Deputados, Senado Federal e Assembleia Legislativa para que a transmissão da TV Fortaleza pudesse ser em canal aberto. “Nós negociamos e assumimos o compromisso de realizar uma programação que atenda Capital e Região Metropolitana de Fortaleza”, frisou. Para assistir a programação da TV Fortaleza, basta sintonizar no canal 61.4, numa televisão com conversor digital.

Edvaldo Filho informou ainda que a TV Fortaleza deve chegar aos 14 municípios da RMF. “O nosso objetivo é ampliar o jornalismo, a programação de lazer e de debates para levar à população da Capital e da Região Metropolitana os assuntos de interesse das comunidades. Além disso, temos a perspectiva de trazer outras Câmaras Municipais para integrarem o canal 61.4”, ressaltou.

Serviço
Lançamento oficial do sinal aberto e digital da TV Fortaleza
Plenário Fausto Arruda da CMFor
Terça, 14 de agosto, às 9h30

CMFOR