Festival traz programação infantil

Crianças se divertem com bonecos em peça de teatro - FOTO: MAURI MELO
Crianças se divertem com bonecos em peça de teatro – FOTO: MAURI MELO

O bonequinho que abre e fecha os olhos azuis se inunda de tanta vida, nas mãos do artista, que arranca, num piscar, o sorrisão incontido das crianças. “Nunca tinha vista um boneco desses tão de perto. Ele é tão engraçado!”, comentava um. “Ele disse que ia fazer xixi”, ria a outra. É que as salas de aula da rede pública municipal afastaram as cadeiras e deram, nesta semana, espaço ao contato das crianças com o teatro.

Desde segunda-feira, alunos do ensino fundamental de 15 escolas públicas municipais têm curtido oficinas artístico-educativas de grupos de teatro. Foi a forma que o Festival de Teatro de Fortaleza encontrou para fortalecer, na mente de gente pequena, o vínculo entre a educação e a arte.

O festival, que vai até amanhã, está em sua oitava edição e, pelo segundo ano consecutivo, traz ao público programação infantil, com peças e oficinas. “A ideia é mostrar às crianças os bastidores do teatro – como se concebe uma história, como se faz um boneco – e depois levá-las para assistir aos espetáculos”, explica o artista Cristiano Castro.

Ele e a colega Eliania Damasceno deram uma oficina de teatro de bonecos ontem aos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Nossa Senhora Aparecida.

Foi uma festa. A turma de alunos de 6 a 8 anos de idade ficou encantada com os bonecos, mas era difícil de ser controlada. (Luar Maria Brandão)

O Povo