´Ação Sustentável´ visita Município de Ubajara

Projeto tem como objetivo ensinar práticas de sustentabilidade nas cidades visitadas

Ubajara Durante o dia de hoje estará acontecendo neste Município, localizado na Zona Norte do Estado do Ceará, o projeto Ação Sustentável da TV Verdes Mares. O evento tem como objetivo ensinar práticas de sustentabilidade. O encontro será na Praça do Relógio, a partir das 9 horas, e conta com patrocínio do Governo do Estado.

Uma das cidades visitadas foi Juazeiro do Norte. No evento, são realizadas diversas atividades educativas com os moradores locais FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Uma programação especial foi elaborada. Dentre as atividades que serão realizadas estão as palestras que acontecerão ao longo do dia. Haverá a discussão sobre a “Importância do Esgoto para a Saúde da População” às 9h30; “Consumo Consciente”, às 11h45 e, também, às 15 horas; “Polícia Comunitária” às 14h30; “Alimentação Saudável”, às 10h30 e 14h45; e “Desperdício de Água”, às 16 horas.

A programação oficial conta ainda com as oficinas de recorte e colagem, papel reciclado artesanal, produtos reutilizados e pintura de camisas com a temática ambiental.

Durante toda a sexta-feira, haverá a distribuição de mudas de plantas nativas, exposição de produtos de material reciclado, cadastro de candidatos à doação de medula óssea, verificação de pressão arterial e índice de massa corporal, e exposição de frutas com orientações sobre como não desperdiçar alimentos.

Compromisso

O objetivo é assumir a política ambiental, com o compromisso de sustentabilidade e responsabilidade social. O projeto consiste na importância de se desenvolver uma ação que gere efetivamente uma mudança na realidade e uma consciência cidadã. Desta forma, a Ação Sustentável vem passando por várias cidades do Estado, ensinando práticas simples e cotidianas de cuidados com o meio ambiente.

Na ação, a TV Verdes Mares monta uma estrutura na principal praça da cidade e realiza as atividades reunindo cerca de 1.200 pessoas por edição. O projeto já passou por diversos Municípios do Ceará, contemplado várias regiões. As cidades visitadas foram Crateús, Iguatu, Sobral, Aracati, Fortaleza e, ainda, Juazeiro do Norte.

Em Sobral, a ação contou com atividades semelhantes. Existiam postos de coletas para óleo de cozinha e brinquedos, além de brincadeiras com os personagens Pingo e Gota d´água. As palestras também abordaram vários temas, como, por exemplo, destinar corretamente pilhas e aparelhos eletrônicos inutilizados e como diminuir o uso de sacolas plásticas

Depois de Ubajara, a Ação Sustentável continuará viajando pelo Estado. A próxima cidade a receber o projeto será Tamboril, no dia 17 e, em seguida, dia 24, próximos, os moradores de Paracuru participarão das atividades. As comunidades das regiões visitadas se envolvem e as escolas formam grupos de alunos para participar das atividades.

Os pais também fazem questão de levar os filhos, pois existe programação voltada para as criança, com apresentações de teatro de fantoches.

Ubajara possui o Parque Nacional de Ubajara, local em que foram plantadas 14.600 árvores no início do mês passado, como parte do Programa Pegada Carbônica, que se insere na Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).

A cidade conta também com a “Casa da Árvore”. Trata-se de um comércio desenvolvido por quatro irmãos que trabalham com a venda de mudas de plantas nativas e possibilita a família trabalhar exclusivamente com sustentabilidade, como afirma o irmão mais novo, Francisco Rodrigues Lima Sousa.

Educação

A estudante de Biologia, Camila Ribeiro, conta que esse tipo de ação é fundamental para a educação social. “Hoje, sustentabilidade é um tema do cotidiano e com esse tipo de projeto fica mais fácil educar as crianças para que essa geração apresente melhoras se comparada à nossa”, disse.

Sua colega, Jussara Melo, revela vontade de participar do evento, porém estará na escola. “Nossos professores poderiam ter marcado isso como uma atividade extracurricular”, sugere a estudante.

A Ação Sustentável é aberta ao público em geral da cidade e região vizinha, e suas atividades se encerram às 17 horas.

Mais informações:

Ação Sustentável em Ubajara, dia 10 de agosto, das 9 às 17 horas, na Praça do Relógio,
Rua Juvêncio Luís Pereira, em frente ao Hotel Paraíso

JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA

Diário do Nordeste