IDEB DEVE SER DIVULGADO NO DIA 15

O índice é um indicador de qualidade da unidade escolar feito a partir de dados anuais do Censo Escolar e as médias dos alunos na Prova Brasil

Fonte: Zero Hora (RS)

novos resultados da Prova Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação básica (Ideb) devem ser divulgados no dia 15 de agosto. A data ainda é uma previsão, mas foi confirmada por Carlos Eduardo Moreno Sampaio, diretor de Estatísticas da Educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na segunda edição do ano do evento Educação em Pauta, realizado ontem, em São Paulo.

Aplicada a cada dois anos desde 2005, a Prova Brasil avalia o desempenho dos estudantes em língua portuguesa, foco em leitura, e matemática, nos Ensinos Fundamental e Médio. Já o Ideb é um indicador de qualidade da unidade Escolar feito a partir de um cálculo que envolve os dados anuais do Censo Escolar e as médias dos Alunos na Prova Brasil. Os resultados finais do Ideb e da Prova Brasil, referentes a 2011, devem ser divulgados no próximo dia 15.

Dados devem ajudar em métodos de aprendizagem
De acordo com Clara Etiene Lima de Souza, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação básica do Inep, números preliminares do Ideb já foram encaminhados às Escolas. Isso ocorre para que as instituições tenham tempo hábil de encaminhar recursos ao Inep. Assim, os dados que serão liberados na segunda quinzena de agosto são finais e podem auxiliar instituições e governos a pensarem, por exemplo, novos métodos de aprendizagem. Há metas de excelência que vão até 2021.

– Com os dados do Ideb em mãos é possível analisar a proficiência dos Alunos em português e matemática e, ainda, taxas de aprovação e reprovação, por exemplo. A combinação destes dados revela o Ensino de qualidade que almejamos – comentou Sampaio.

O evento Educação em Pauta é uma parceria entre o movimento Todos Pela Educação, a Fundação Itaú Social e o Inep, para auxiliar na formação de comunicadores em temáticas ligadas à Educação.