Indicação sugere o Programa Agente Comunitário de Educação

Vereador Plácido Filho (PDT) é autor do projeto de indicação – Foto: Genilson de Lima

Com a finalidade de instituir a figura do agente comunitário de educação, assim como a já existente na área da saúde, buscando solucionar problemas que vem ocorrendo entre as unidades escolares e o contato com os pais e responsáveis pelo aluno, foi que o vereador Plácido Filho (PDT) sugeriu o projeto de indicação n° 0078/12.

A proposta visa a implantar o Programa Agente Comunitário de Educação (PACE), como ação integrada e subordinada ao serviço municipal de educação, obedecendo aos princípios e as normas vigentes da educação. O PACE observará as ações estratégicas do Conselho Municipal de Educação terá a finalidade de atuar diretamente nas unidades escolares da rede publica municipal de ensino.

O projeto estabelece que a função do Agente Comunitário de Educação será de acompanhar o ensino pedagógico local, auxiliando a unidade educacional no comparecimento a residencia de aluno para confirmação do endereço cadastrado na unidade escolar, inclusive para auxilio do TEG- Transporte Escolar Gratuito; para informar aos pais ou responsável acerca de procedimento, advertências e condutas do aluno na unidade escolar; para orientação escolar; para diálogo com os pais ou responsáveis acerca das faltas do aluno em sala de aula ou do desempenho insatisfatório em notas nas matérias escolares e outras atividades previstas pelo Conselho Municipal de Educação. A proposta foi aprovada pela Casa e está aguardando resposta do Poder Executivo.

CMFOR