“O impacto para a UFC é preocupante”, diz vice-reitor

O vice-reitor da UFC, professor Henry Campos, foi o convidado do segundo programa desta edição do projeto O POVO Quer Saber - FOTO: MAURI MELO
O vice-reitor da UFC, professor Henry Campos, foi o convidado do segundo programa desta edição do projeto O POVO Quer Saber – FOTO: MAURI MELO

A greve dos professores e servidores públicos da Universidade Federal do Ceará (UFC) é preocupante, avaliou ontem o vice-reitor da UFC, Henry Campos. Durante participação no programa O POVO Quer Saber, ele afirmou que a paralisação, deflagrada no dia 12 de junho e ainda em vigor, “atrapalha a execução dos projetos”. O professor foi o convidado da entrevista que traçou comparativo entre a universidade brasileira e o ensino superior oferecido fora do Brasil.

Com o ritmo de trabalho reduzido e a universidade “semiparalisada”, a greve trará custo e parte das obras em execução pode atrasar, prevê. A saída encontrada pela UFC tem sido “ficar correndo atrás de dar um jeito e tocar o que é urgente, mas não funciona com a mesma agilidade”, informou o vice-reitor.

A maior preocupação da UFC, admitiu o vice-reitor, é a paralisação dos servidores técnico-administrativos, que, de acordo com o gestor, ainda não iniciaram as negociações com o Governo Federal. Sobre o término da greve dos professores, a postura do vice-reitor é confiante. “Estamos muito próximos do que acredito que seja possível fazer neste momento”. Ele defendeu, no entanto, que o prazo oferecido na última negociação pelo Governo para o reajuste salarial – julho de 2013 – poderia ser antecipado.

Enem

O balanço do vice-reitor sobre os três anos de adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela UFC é positivo. “O Enem é uma política afirmativa. Bastante complexa. A avaliação prestigia o aluno de escola pública, dirige-se a quem não tem condições de acesso à escola privada. O Enem é para todos”, avaliou Henry Campos. Embora o número de alunos de escola pública na UFC ainda não seja expressivo, Henry ponderou ainda ser cedo para avaliar o novo sistema de seleção. A estimativa é de que os efeitos se materializem a médio e longo prazo, considerou o vice-reitor.

No debate, o gestor destacou ainda haver déficit de engenheiros e outros profissionais no mundo e reforçou que, no Ceará, não seria diferente. Para ele, o número de vagas da UFC para os cursos de engenharia ainda é insuficiente para a demanda. “Temos importado muitos engenheiros. E o nosso número de vagas para esses cursos tem de ser aumentado”.

ENTENDA A NOTÍCIA

Esta foi a segunda edição do programa O POVO Quer Saber e debateu a universidade brasileira em comparação ao ensino superior oferecido fora do Brasil. Até 20 de agosto, mais quatro temas serão debatidos semanalmente. Os assuntos foram escolhidos pelos internautas.

Serviço

O POVO Quer Saber

Quando: todas as segundas-feiras, até 20 de agosto, às 10h

Transmissão: TV O POVO, nos canais 48 (aberta), 23 (Net) e 11 (TV Show); Rádio O POVO/CBN (AM 1010); e Portal O POVO Online (www.opovo.com.br/ opovoquersaber)

Participação: O público pode enviar perguntas para (85) 3366 3770 ou no twitter @opovoonline

Saiba mais

Esta foi a segunda edição do programa O POVO Quer Saber, que teve início na segunda-feira passada com o tema: “Sustentabilidade ambiental: o que está sendo feito de fato no País para diminuir o aquecimento global?”.

Até o dia 20 de agosto, mais quatro temas escolhidos pelos internautas do Portal O POVO Online serão debatidos.

Próximas edições do O POVO Quer Saber:

30 de julho

Acquário do Ceará: o que melhora na vida da cidade?

6 de agosto

A nova família brasileira

13 de agosto

Quais os impactos das novas tecnologias da educação?

20 de agosto

Sucessão Municipal 2012

Entrevistadores

Erick Guimarães

diretor-adjunto da redação do O POVO

Daniela Nogueira

editora-adjunta do Núcleo de Negócios do O POVO

Erivaldo Carvalho

editor-adjunto do Núcleo de Conjuntura do O POVO

Mariana Lazari

repórter do Núcleo de Cotidiano do O POVO

Multimídia

Para ver – Assista ao programa O POVO Quer Saber na página da TV O POVO no Youtube: youtube.com/user/tvopovo

Juliana Diógenes

O Povo