Fracassa reunião com professores Federais

A proposta do governo federal foi rejeitada pelos docentes. Haverá nova reunião amanhã. A greve começou em maio

Brasília. Fracassou a reunião de ontem entre professores universitários e representantes do governo para discutir o fim da greve nas instituições federais de ensino, sem aulas desde o dia 18 de maio. Ontem, o governo ofereceu R$ 3,9 bilhões em reajustes salariais nos próximos três anos aos professores. A proposta foi rejeitada pelos professores.

Sindicalistas e técnicos dos ministérios de Educação e do Planejamento discutiram durante mais de quatro horas a pauta de reivindicações. Uma nova reunião está prevista para ocorrer amanhã.

Amaro Lins, secretário de Ensino Superior do MEC , disse que “o maior cuidado que devemos ter é com os jovens de nossas instituições” FOTO: AGÊNCIA BRASIL

A presidente do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes), Marinalva Oliveira, diz que a discussão é de “concepção”.

A representante reclama que o governo está incentivando a desestruturação da carreira, ao impedir a progressão, criando barreiras para o docente chegar ao teto da profissão. Já o governo diz que questões como a titulação devem ser discutidas em outra mesa de negociação, propondo um grupo de trabalho específico para o tema. “Creio que devemos focar os pontos de divergência”, afirmou Amaro Lins, secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação. “O maior cuidado que devemos ter é com os jovens de nossas instituições”, acrescentou.

Pouco antes, Marinalva Oliveira afirmou, em tom exaltado, que a responsabilidade pela situação dos estudantes é do governo. A uma pergunta sobre se não temia o corte do ponto, ela respondeu: “A nossa greve é legal. Quem não está avançando é o governo, que só depois de sessenta dias está apresentando uma proposta”.

Embora haja consenso de que “questões técnicas” e “conceituais” não estão abaixo do debate salarial na pauta dos sindicalistas, setores do governo dizem que a greve objetiva acabar com a valorização dos títulos de mestre e doutor nas universidades.

Os grevistas que têm essa linha de raciocínio defendem que apenas o tempo de trabalho seja o suficiente para um docente atingir o topo da carreira.

Questionado sobre a importância da titulação como incentivo para a melhoria do ensino, o sindicalista Gutemberg Almeida, do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), disse que “os títulos seriam um estímulo se o governo não incluísse também na progressão da carreira fatores como a produtividade”.

Diario do Nordeste